[weglot_switcher]

Alentejo produz 100 milhões de litros de vinho certificado por ano

Desta forma, o Alentejo está a produzir por ano uma média de cerca de 110 milhões de litros de vinho engarrafado, sendo que os cerca de 90% de vinho certificado colocam o Alentejo como a região que mais produz vinho com estes requisitos em Portugal, segundo garantiu Tiago Caravana.
22 Novembro 2017, 19h01

A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana tem neste momento uma produção anual de cerca de 100 milhões de litros de vinho engarrafado certificado em 2017, assegurou ao Jornal Económico Tiago Caravana, responsável pelo departamento de ‘marketing’ daquela instituição.
Este montante representa cerca de 90% do total da produção de vinho da região alentejana, que integra oito subregiões DOC – Denominação de Origem Controlada, adiantou o mesmo responsável.
Desta forma, o Alentejo está a produzir uma média anual de cerca de 110 milhões de litros de vinho engarrafado, sendo que os cerca de 90% de vinho certificado previstos colocam o Alentejo como a região que mais produz vinho com estes requisitos em Portugal, segundo garantiu Tiago Caravana.
A CVRA está a dar um ênfase especial à questão da certificação dos vinhos da região. “Os consumidores vão passar a ter mais conhecimento sobre a certificação dos vinhos do Alentejo que chegam à sua mesa. A comunicação de todo o processo, de modo simples e objectivo, acaba de ser lançada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e destina-se a demonstrar as diversas fases da certificação, desde a aprovação da localização e solos onde a vinha é plantada, selecção das variedades de uva, até às análises de laboratório, provas sensoriais e controlo feito aos vinhos que já estão no mercado”, explica um comunicado da instituição.
Este projecto da CVRA inclui a participação de algumas marcas e empresas nacionais, como o Continente, ao nível da grande distribuição; Joachim Koerper, no contexto da restauração; Rita Nabeiro, na voz dos produtores (Adega Mayor); Instituto da Vinha e do Vinho (Ministério da Agricultura), como autoridade pública do sector, e vai mostrar aos consumidores a importância de um processo com o qual não estão familiarizados.
Francisco Mateus, presidente da CVRA, adianta que esta comunicação “é dirigida aos consumidores para os ajudar a fazer escolhas mais informadas, podendo também servir de suporte aos produtores para evidenciar o rigor que está por trás dos vinhos DOC Alentejo e Regional Alentejano que vendem no mercado nacional e internacional, reforçando a notoriedade da região”.
O processo efectuado pela CVRA obedece à norma NP EN ISO/IEC 17067, cumprindo com ‘standards’ internacionais de certificação.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.