[weglot_switcher]

Alerta: A manteiga que coloca nas torradas pode aumentar o risco de diabetes

O relatório concluíu que o consumo de 12gr de manteiga pode duplicar o risco de diabetes tipo 2 (associado à obesidade), num prazo de quatro anos e meio.
29 Março 2017, 11h36

Estudo divulgado na revista “The American Journal of Clinical Nutrition” indica que o consumo de torradas com manteiga pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (associado à obesidade).

Para a realização do estudo, foram sondados, ao longo de quatro anos e meio, 3.349 indivíduos, com idades a rondar os 50 e os 80 anos, sem diabetes (ao início do estudo) mas com alto risco cardiovascular. No final desse período de análise, 266 indivíduos foram diagnosticados com diabetes tipo 2.

O relatório concluíu que o consumo de 12gr de manteiga por dia, o equivalente ao colocado nas torradas do pequeno-almoço, pode duplicar o risco desse tipo de diabetes, num prazo de quatro anos e meio.

Nesse âmbito, apresentaram o dobro das probabilidades de desenvolver a diabetes, os indivíduos que consumiram uma maior quantidade de gorduras saturadas e de origem animal, comparativamente com os que faziam uma ingestão menor.

“Esses resultados enfatizam os benefícios de uma dieta mediterrânea para a prevenção de doenças crônicas, especialmente a diabetes tipo 2, e a importância de substituir gorduras saturadas e animais por aquelas encontradas em fontes vegetais como azeite e nozes”, clarificou a professora Marta Guasch-Ferre, da Universidade de Harvard, à revista “The American Journal of Clinical Nutrition”.

Embora a pesquisa tenha sido realizada com voluntários espanhóis, a descoberta da relação entre o consumo desta gordura saturada de origem animal e a doença metabólica é crucial, uma vez que se trata de uma doença crescente ligada aos hábitos alimentares e outros problemas – como excesso de peso, obesidade, inatividade física – que afeta indivíduos de todo o mundo.

Especial atenção, ainda, para o facto de que o consumo da manteiga, quando combinada com pão branco ou outros cereais e hidratos de carbono refinados, é prejudicial à saúde. Nos últimos 40 anos, o número de pessoas com diabetes quadriplicou.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.