Alerta à produtividade e vantagens do outsourcing

“Estou convencido de que cerca de metade do que separa empreendedores de sucesso dos que não são é puramente perseverança”. A frase pertence a Steve Jobs e subscrevo. Somos constantemente aliciados pela procrastinação, distração e inatividade e com tantas interrupções – e-mails novos a chegarem, as mais variadas notificações, chamadas, etc. –, pode parecer difícil […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

“Estou convencido de que cerca de metade do que separa empreendedores de sucesso dos que não são é puramente perseverança”. A frase pertence a Steve Jobs e subscrevo. Somos constantemente aliciados pela procrastinação, distração e inatividade e com tantas interrupções – e-mails novos a chegarem, as mais variadas notificações, chamadas, etc. –, pode parecer difícil manter o foco no trabalho e garantir a produtividade necessária no dia-a-dia profissional.

Há situações traiçoeiras que quando entram na rotina laboral podem ter efeitos adversos e condicionar a rentabilidade. Dou três exemplos, já de seguida.

O primeiro erro é o multi-tasking. Assim como não devemos usar o telemóvel enquanto conduzimos, também não devemos escrever um e-mail numa reunião. Um estudo recente do MIT, que monitorizou a atividade cerebral de um grupo de voluntários a tentar ser multi-tasking, demonstrou que, na prática, o nosso cérebro simplesmente passa de uma tarefa para outra. Ou seja, biologicamente nós não temos a capacidade de fazer mais do que uma tarefa ao mesmo tempo – é pura ilusão.

Se é dos que consideram que “Anytime is coffee time”, modere. Pode parecer um contrassenso, mas a verdade é que a cafeína pode estar a ser contraproducente. Segundo um estudo da John Hopkins Medicine School, doses reduzidas de cafeína podem aumentar a produtividade, o bem-estar, a felicidade, a energia e a sociabilidade. Mas, em doses mais elevadas, pode levar a sintomas de pura letargia, que compromete a rentabilidade laboral.

A terceira ameaça está nas horas extras. Um estudo recente da Universidade de Standford indica que existe uma relação direta entre o número de horas que trabalhamos e o que produzimos efetivamente – depois de 50 horas semanais de trabalho ocorre uma quebra abrupta na rentabilidade e, depois de mais 5 horas, dificilmente se consegue trazer qualquer valor acrescentado.

(Quase) Tudo o que permita agilizar e melhorar a rentabilidade é bem-vindo pelas empresas. Por isso, verifica-se um aumento crescente do outsourcing operacional, ou seja, a procura de um parceiro que gira integralmente um recurso operacional, permitindo que esteja sempre funcional, sem que seja necessária a aquisição, manutenção e gestão desse recurso.

Tal como o aluguer operacional de veículos é hoje standard nas políticas relativas aos automóveis de serviço das empresas, o aluguer de escritórios assistidos segue a mesma via, já que simplifica processos, reduz custos e melhora a… produtividade e a rentabilidade.

Ao recorrer a este tipo de outsourcing há a garantia de um escritório sempre equipado e funcional, com uma equipa profissional de receção e administrativa. Aliás, nem haverá a necessidade de criar e/ou manter esse espaço e o dinheiro que se evita investir em equipamento ou obras, liberta capitais próprios para outras linhas de crédito. Por último, não há qualquer impacto do escritório no cash-flow da empresa, pois todas as despesas são deduzidas mensalmente como despesas operacionais para o período em questão.

Pequenas mudanças na rotina e, mais do que isso, saber tomar decisões, como mexer na política de outsourcing operacional, só os empreendedores de sucesso são capazes.

Jorge Valdeira
REGUS Portugal Country Manager

Recomendadas

Proibido poupar

Uma sociedade que oprima a poupança e reduza o indivíduo a uma máquina de consumo será, indubitavelmente, opressora.

A crise da habitação e o papel do Estado

A banca e o supervisor podiam ter evitado a excessiva utilização de créditos à habitação com taxa variável.

As modulações da paz na Ucrânia

Mais recentemente, temos assistido a intervenções de várias entidades apelando à obtenção de uma solução política para o conflito, todas admitindo a possibilidade da amputação territorial da Ucrânia.