Os alarmes de ataques aéreos estão a soar esta manhã na capital ucraniana, revela a “SIC Notícias”.
As sirenes que alerta estão a tocar no dia em que acontece a cimeira entre a União Europeia e a Ucrânia, em Kiev. Atualmente, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Josep Borrell, Alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, bem como Charles Michel encontram-se na capital da Ucrânia desde ontem.
A “AFP” avança que as sirenes começaram a tocar em várias cidades, e não só em Kiev, no mesmo momento em que o presidente ucraniano cumprimentava Ursula von der Leyen e Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.
Esta cimeira vai formalizar os próximos apoios da União Europeia à Ucrânia e também responder ao pedido de adesão do país ao bloco.
Na quinta-feira, 15 comissários europeus deslocaram-se até Kiev e encontraram-se com o presidente ucraniano para uma reunião inicial de boas-vindas. Esta é a quarta visita oficial de Bruxelas a Kiev desde o início da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro do ano passado.
Na reunião, Volodymyr Zelensky vai também pressionar os líderes europeus a aplicar o décimo pacote de sanções. Zelensky pede mais medidas contra a Rússia, admitindo que “o ritmo das sanções na Europa diminuiu um pouco”.
Em resposta, Ursula von der Leyen assegurou que as novas sanções deverão entrar em vigor até 24 de fevereiro, dia em que se assinala um ano de guerra em território ucraniano após a invasão russa.
[Em atualização]