Alerta de tsunami na Papua Nova Guiné

Um alerta de tsunami foi acionado este sábado após um terremoto de magnitude 7,9 na costa da Papua Nova Guiné, no Pacífico ocidental.

 

Registou-se, esta manhã, um violento terremoto perto da costa de Papua Nova Guiné. De acordo com o serviço Geológico dos Estados Unidos o sismo atingiu uma magnitude 7,9. Foi registado a 46 km a leste de Taron, na Papua Nova Guiné, a 103 km de profundidade. Foi entretanto emitido um alerta de tsunami para a região atingida.

Sem vítimas nem danos registados, os sismos são ocorrência frequentes na Papua Nova Guiné, que se encontra ao longo do Anel de Fogo do Pacífico, um alinhamento de vulcões ao longo placas tectónicas.

São esperadas ondas de um a três metros de altura na costa da Papua Nova Guiné, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

Na semana passada, dois grandes terremotos foram registados nesta região ao largo das Ilhas Salomão, sem causar grandes danos.

Recomendadas

Cenário económico não anula metas de descarbonização

O cenário de uma possível recessão, associada à já frágil conjuntura macroeconómica, não assusta o sector, que diz estar “bem mais preparado” do que em 2008. As fragilidades herdades da pandemia persistem, mas importa não perder o foco das metas estabelecidas.

PremiumMudar o sector alimentar para atingir metas de carbono zero

Mesmo que todas as emissões nocivas fossem imediatamente interrompidas, as emissões do sistema alimentar global seriam suficientes para elevar o limite de subida da temperatura global em 1,5°C graus.

Projetos de transição vão sofrer com efeitos da crise

Os processos de transição climática em curso já estão a sofrer soluços no atual cenário macroeconómico e há lições a tirar. “Tudo vai custar muito mais do que se pensava”, garante o CEO da Madoqua Renewables ao Jornal Económico.
Comentários