Algarve promove turismo transfronteiriço

A Região de Turismo do Algarve (RTA) marca presença na XXV edição da FEHISPOR – Feira de Espanha e Portugal, o maior certame luso-ibérico que terá lugar em Badajoz a partir do próximo dia 27 e até 30 de novembro. No stand da RTA, de 144 metros quadrados, estarão representadas entidades do setor e haverá […]

A Região de Turismo do Algarve (RTA) marca presença na XXV edição da FEHISPOR – Feira de Espanha e Portugal, o maior certame luso-ibérico que terá lugar em Badajoz a partir do próximo dia 27 e até 30 de novembro. No stand da RTA, de 144 metros quadrados, estarão representadas entidades do setor e haverá espaço para demonstrações gastronómicas.

«O mercado ibérico é uma realidade onde já se geram sinergias económicas de monta, daí a importância que atribuímos à participação da RTA na maior feira luso-espanhola», assegura Desidério Silva, presidente da entidade. «A Extremadura espanhola, com 1,1 milhões de habitantes, é um mercado potencial transfronteiriço onde o Algarve tem de se fazer notar», prossegue.

Por isso, durante a feira a RTA estará acompanhada no espaço Algarve pela Agência de Promoção de Albufeira, a Associação de Turismo de Portimão, o Aparthotel Foz Atlântida, o Hotel dos Navegadores, o Castro Marim Golf, o Águahotels, o grupo CS Hotels, o Eurotel Altura e o Ozadi Tavira Hotel.

Ainda a convite da RTA, e no intuito de valorizar os produtos que compõem a dieta mediterrânica, os chefs José Niza, da Tertúlia Algarvia, e Ana Margarida Vargues apresentarão show cookings duas vezes ao dia. Enquanto cozinham haverá lugar a uma projeção audiovisual sobre os produtos utilizados, que serão obrigatoriamente de origem algarvia. As demonstrações gastronómicas serão complementadas com a distribuição de um folheto em língua espanhola, onde constam as receitas apresentadas, bem como com provas de vinhos e licores.

Esta feira multissetorial é um espaço de comércio, lazer, cultura, serviços e também um local de cooperação e intercâmbios comerciais entre Portugal e Espanha, tendo registado na última edição uma afluência de 30 mil visitantes, pelo que, reforça Desidério Silva, «identificamos nesta feira internacional boas oportunidades de investimento e de cooperação».

O certame abre ao público às 11h00 e encerra às 21h00, com entrada paga a quatro euros.

A iniciativa é apoiada pelo QREN no âmbito da candidatura ao PO Algarve 21 – Articular Para Intervir – 2.ª Fase, na componente Dieta Mediterrânica, da qual a Região de Turismo do Algarve é parceira.

OJE

Recomendadas

Cheque-família começa a ser pago a partir de 20 de outubro, anuncia Marques Mendes

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Comissão Europeia diz que Portugal é “moderadamente inovador”

O país encontra-se no grupo dos países moderadamente inovadores, passando da 19ª para a 17ª posição entre os 27 Estados-Membros, segundo os dados da Comissão Europeia tornados públicos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).

Emirados Árabes Unidos vão fornecer à Alemanha gás liquefeito e gasóleo em 2022 e 2023

Segundo a agência noticiosa oficial dos Emirados, Wam, o acordo prevê a exportação de uma carga de gás natural liquefeito (GNL) para a Alemanha no final de 2022, seguida do fornecimento de quantidades adicionais em 2023.