Premium“Alheamento da comunidade internacional” coloca alargamento em perigo

Com dois focos de forte tensão concentrados na fronteira entre a Sérvia e o Kosovo e na Bósnia-Herzegovina, o alargamento aos Balcãs tem de ser uma decisão política, como quer Olaf Scholz. Mas o analista João Henriques duvida que isso alguma vez venha a acontecer.

Os Balcãs são uma região europeia historicamente marcada por graves dissensões políticas, que se fazem sentir de novo, agora entre a Sérvia e o Kosovo, preocupando a comunidade internacional, mais ainda com a guerra em curso provocada pela invasão russa da Ucrânia.

Neste quadro, a perspetiva de alargamento da União Europeia aos Balcãs está marcada “pelo alheamento da comunidade internacional” quantos a prazos e contornos – até porque o foco está colocado na Ucrânia -, o que põe em perigo não só esse alargamento, mas, mais perigoso ainda, a paz na região.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumPutin une extremos na oposição ao Ocidente

As franjas mais extremas europeias convergem no apoio a Putin, unidas por um antiamericanismo reforçado, à esquerda, por uma orfandade do comunismo soviético e, à direita, pela admiração por um regime iliberal e autocrático.

PremiumPara saudar o regresso de um majestoso Jaen

Serve este texto para saudar a aposta de um produtor do Dão, a Caminhos Cruzados, integrada há cerca de dois anos no grupo da Quinta da Pacheca (no Douro), na comercialização de um monovarietal de uma das castas mais singulares que se produzem em Portugal: a Jaen (Mencia, em Espanha). Há quem diga que em relação à Jaen, ou se ama ou se detesta.

PremiumFada ou bruxa? Uma duquesa que incomoda muita gente

Sociopata narcisista”. Uma classificação nada abonatória, mas é assim que é descrita Meghan Markle por ex-funcionários do Palácio de Buckingham que trabalharam para os duques de Sussex, segundo o que é revelado no novo livro de Valentine Low, que escreve sobre assuntos reais para o “The Times”.
Comentários