Aliança ibérica apela que Portugal e Espanha melhorem ligações ferroviárias

A Aliança Ibérica pela Ferrovia, que integra 20 organizações portuguesas e espanholas, apelou hoje aos governos dos dois países a melhoria das ligações ferroviárias, com propostas a implementar já no próximo ano e outras até 2030.

O apelo surge na véspera da cimeira luso-espanhola e numa altura em que as associações consideram que as ligações ferroviárias existentes atualmente entre Portugal e Espanha “são das piores das últimas décadas”.

“Num contexto de emergência climática e com o nível de compromisso na Europa para aumentar o modo ferroviário de transporte, não se justifica a situação atual entre dois estados tão próximos e com uma rede compatível”, escreve em comunicado a aliança constituída por 20 organizações sociais, sindicais e ambientalistas.

Recordando o cancelamento de serviços noturnos que faziam a ligação de Portugal a Espanha e França em 2020, que não foram entretanto retomadas, a Aliança Ibérica afirma que, atualmente, existem apenas duas ligações internacionais ferroviárias: entre Porto e Vigo, e entre Entroncamento e Badajoz.

A retoma das ligações noturnas canceladas (de Lisboa e Madrid e Hendaia, França) é precisamente uma das medidas a curto prazo defendidas.

As associações pretendem também que até ao próximo ano seja prolongado até Lisboa o intercidades que liga atualmente Madrid a Badajoz e que o comboio regional Entroncamento – Badajoz seja substituído por uma solução desde a capital portuguesa.

Para a atual ligação entre Porto e Vigo, defendem o aumento da frequência, com um novo serviço a meio do dia nos dois sentidos, bem como o alargamento dos serviços entre Guarda e Vilar Formoso até à cidade espanhola de Salamanca.

Além de medidas a curto prazo, a Aliança Ibérica sugere ainda que até 2027 sejam criadas ligações de Lisboa a Madrid, Barcelona e Corunha, e do Porto a Madrid, defendendo para o horizonte 2030 soluções que permitam fazer a ligação entre o sul de Portugal, através de Faro, e Sevilha, e entre a linha do Douro e Salamanca.

A cimeira luso-espanhola, dedicada à inovação, realiza-se sexta-feira em Braga e Viana do Castelo, presidida pelo primeiro-ministro António Costa e pelo presidente espanhol, Pedro Sánchez.

Recomendadas

Greve na CP e IP suprimiu 701 comboios até às 18h00

A greve dos trabalhadores da CP – Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) levou à supressão de 701 comboios da CP entre as 00h00 e as 18h00.

Greve na TAP. Como saber se há lugar a compensações para os passageiros afetados?

Os passageiros podem ter direito a voo de substituição, assim como alimentação, bebida e internet providenciadas pela própria companhia para as eventuais horas de espera adicionais, de acordo com a AirHelp.

AML recomenda à câmara redução da velocidade de circulação permitida na cidade

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje uma recomendação para que a câmara operacionalize o programa “A Rua é Sua”, com a eliminação parcial do trânsito automóvel aos domingos, e a redução da velocidade de circulação permitida na cidade.
Comentários