Segundo os promotores da feira, FIL em parceria com a Alimentaria Exhibitions, o “Programa de Hosted Buyers”, desenvolvido em parceria com várias entidades, entre elas a Portugal Foods e a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), dirige-se exclusivamente a compradores estratégicos internacionais, importadores e distribuidores de grandes superfícies/supermercados, lojas de delicatessen e cadeias de hotelaria e restauração.
Quanto ao objetivo do programa passa essencialmente “por assegurar a presença de profissionais de topo dos setores presentes na feira, assegurando-lhes condições especiais e incentivando a negociação com as empresas expositoras”.
Nas últimas edições, o programa tem sido composto por cerca de uma centena de compradores de topo, de 20 países diferentes, responsáveis por mais de duas centenas e de reuniões. Aliás, os profissionais admitidos no programa beneficiam de cobertura total ou parcial dos gastos e alojamento, acesso à feira e ao “Clube Alimentaria & Horexpo” e o compromisso de realização de um mínimo de 12 reuniões com expositores do seu interesse, marcadas através de uma plataforma de contactos própria.
Os promotores esclarecem ainda que a seleção dos “Hosted Buyers” é feita em função do perfil profissional, dados económicos da empresa (volume de importações e compras, por exemplo), produtos de interesse, zona geográfica, entre outros.
Com base no perfil dos hosted buyers que têm passado pela feira, a organização esclarece que 51% são distribuidores/grossistas; 21% representam cadeias de supermercados e comércio; 16% import/export de produtos alimentares e HORECA; 9% de centrais de compras e 3% fabricantes, que totalizam um investimento direto por parte da organização superior a 100 mil euros por edição.
2017: mais atividades paralelas
Uma das novidades da edição deste ano é o aumento da oferta de atividades paralelas que além de favorecerem o intercâmbio comercial, a formação e a recolha de informação, também atribuem à feira um valor diferenciador. Este ano, a feira apresenta-se com um novo posicionamento, no qual a Inovação, a Saúde e o Bem-estar, a Produção Nacional estarão em destaque. Para os promotores, este posicionamento estratégico “vai permitir trazer à Alimentaria & Horexpo Lisboa temas atuais e relevantes para o setor, possibilitando novas abordagens aos desafios recentes das empresas da alimentação, da restauração e da hotelaria”.
Assim, para além do programa já detalhado, destacam-se o “Encontro Nacional da Grande Distribuição”, que visa reunir todos os profissionais da distribuição moderna e debater a evolução do retalho moderno nacional, bem como os temas mais importantes da realidade do mercado atual e as tendências para o futuro; e ainda o “Chefe Cozinheiro do Ano”, tido como o maior e mais importante concurso nacional de cozinha para profissionais, sendo esta a sua 28ª edição. Para além do apuramento do Chefe Cozinheiro do ano, o objetivo aponta para a valorização profissional dos cozinheiros em Portugal.
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