PremiumAlívio no IVA da luz considerado insuficiente da esquerda à direita

O Governo quer baixar o IVA da luz para alguns consumos, o que a oposição diz ficar aquém do necessário na atual conjuntura.

Em resposta à escalada dos preços, o Governo decidiu propor à Assembleia da República uma redução temporária da taxa de 13% do IVA da eletricidade para 6%, medida que terá o custo anual de 90 milhões de euros.

O debate está marcado para esta sexta-feira e os partidos, da esquerda à direita, já fazem ouvir as suas críticas, frisando que o que está em cima da mesa fica aquém do que os portugueses precisam na atual conjuntura.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Sentimento económico na Alemanha deteriora-se em setembro

O declínio do sentimento económico está a afetar os quatro setores da economia, com as empresas a avaliarem os seus negócios atuais como claramente piores.

OCDE. Escassez de energia pode levar a recessão na Europa e aumentar inflação em 1,5 pontos percentuais

Uma escassez de energia mais grave, especialmente de gás, poderia aumentar a inflação da zona euro em 1,5 pp (pontos percentuais) e reduzir o crescimento na Europa em mais de 1,2 pp, levando a uma recessão, alerta a OCDE.
Comentários