[weglot_switcher]

Alojamento local em Portugal fechou época alta com ocupação de 11% em Lisboa e 16% no Porto

No período de junho a agosto deste, junho foi o mês mais penoso para o AL, com as ocupações a atingirem 4% em Lisboa e 8% no Porto.
  • Cristina Bernardo
2 Outubro 2020, 14h43

O segmento turístico do alojamento local fechou a época alta do verão de 2020 com taxas de ocupação de 11% em Lisboa e de 16% no Porto, de acordo com os dados recolhidos pela publicação especializada ‘Confidencial Imobiliário’.

“No acumulado de três meses entre junho e agosto, a tradicional época alta, Lisboa registou uma ocupação média de 11% no alojamento local (AL) e o Porto de 16%”, destaca um comunicado da ‘Confidencial Imobiliário’, refletindo os dados mais recentes do SIR – Alojamento Local.

De acordo com a nota, “neste período, junho foi o mês mais penoso para o AL, com as ocupações a atingirem 4% em Lisboa e 8% no Porto”.

Por seu turno, “julho e agosto deram sinais de recuperação, embora mantendo a atividade pressionada em níveis pouco dinâmicos”, enquanto “m agosto a ocupação média em Lisboa atingiu os 13% e no Porto os 22%”.

“Entre junho e agosto, Lisboa contabilizou cerca de 29.500 noites de AL vendidas, das quais 12.300 dizem respeito a agosto. No Porto, o AL mostra-se um pouco mais dinâmico, com cerca de 35.100 noites vendidas nestes três meses, com agosto a dar um contributo de cerca de 15.900 noites”, adianta o referido comunicado.

O RevPAR (receita por quarto disponível) médio do AL no Porto atingiu, assim, os 12 euros neste período acumulado de três meses, comparando com os 10 euros registados em Lisboa.

“Este indicador tem apresentado uma tendência de recuperação, passando de seis euros em junho para 15 euros em agosto no caso do Porto; e de três euros para 11 euros no caso de Lisboa”, assinalam os responsáveis da ‘Confidencial Imobiliário’, adiantando que no período em análise, “a diária média dos alojamentos locais em oferta atingiu os 90 euros em Lisboa e os 73 euros no Porto”.

Os responsáveis da ‘Confidencial Imobiliário’ alertam ainda que os dados apurados no âmbito do SIR-Alojamento Local para junho e julho foram revistos com uma nova análise das plataformas de reserva, daí resultando uma atualização de alguns indicadores, incluindo da taxa de ocupação.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.