[weglot_switcher]

ALP rejeita novo congelamento de rendas e fala em “chantagem”

Senhorios lembram que o Governo nada fez para limitar subidas noutras áreas e falam em “novas ondas de choque” no mercado.
3 Julho 2022, 07h00

Tem-se gerado alguma preocupação entre os inquilinos com a possibilidade de as rendas aumentarem em linha com a inflação no próximo ano, levando mesmo a pedidos de medidas como a tomada pelo Governo espanhol, que limitou a subida no próximo ano a 2%.

A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) estaria aberta a medidas desta natureza?
A ALP rejeita terminantemente a possibilidade de congelamento de rendas. A discussão parece-nos estéril e demasiado populista. Acaso congelará o Governo a subida da Euribor e o seu impacto nas prestações do crédito à habitação – quando mais de 75% dos portugueses têm como senhorio o banco? O Estado travou os combustíveis e o aumento dos bens essenciais?
Parece-nos chantagem e pressão sobre os senhorios e apenas sobre eles – o que é tanto mais inexplicável quando estamos falar de um mercado praticamente em vias de extinção, com o arrendamento a perder a cada ano que passa mais peso no país. O Governo tem um grave problema no arrendamento em mãos (o falhanço de todos os seus programas de estímulo ao arrendamento é uma evidência), e as sociedades ocidentais prósperas precisam do arrendamento, para uma maior mobilidade e também para o endividamento das famílias baixar.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.