PremiumALP rejeita novo congelamento de rendas e fala em “chantagem”

Senhorios lembram que o Governo nada fez para limitar subidas noutras áreas e falam em “novas ondas de choque” no mercado.

Tem-se gerado alguma preocupação entre os inquilinos com a possibilidade de as rendas aumentarem em linha com a inflação no próximo ano, levando mesmo a pedidos de medidas como a tomada pelo Governo espanhol, que limitou a subida no próximo ano a 2%.

A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) estaria aberta a medidas desta natureza?
A ALP rejeita terminantemente a possibilidade de congelamento de rendas. A discussão parece-nos estéril e demasiado populista. Acaso congelará o Governo a subida da Euribor e o seu impacto nas prestações do crédito à habitação – quando mais de 75% dos portugueses têm como senhorio o banco? O Estado travou os combustíveis e o aumento dos bens essenciais?
Parece-nos chantagem e pressão sobre os senhorios e apenas sobre eles – o que é tanto mais inexplicável quando estamos falar de um mercado praticamente em vias de extinção, com o arrendamento a perder a cada ano que passa mais peso no país. O Governo tem um grave problema no arrendamento em mãos (o falhanço de todos os seus programas de estímulo ao arrendamento é uma evidência), e as sociedades ocidentais prósperas precisam do arrendamento, para uma maior mobilidade e também para o endividamento das famílias baixar.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Preços das importações crescem mais do que as das exportações e agravam perda dos termos de troca de Portugal

Os preços implícitos das importações subiram 26%, enquanto os das exportações aumentaram 18,6%. Resultado? Agravou-se a perda dos termos de troca de Portugal, o que vem acontecendo há vários meses, sobretudo, por efeito da crise energética.

Seca contribuiu para a segunda pior campanha de cereais de inverno dos últimos 105 anos

Além dos cereais, também a produção de batata, macieiras e pereiras foram especialmente afetados pela seca no país.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários