[weglot_switcher]

Altice chega à bolsa americana a ganhar 1,9 mil milhões

Trata-se do segundo maior IPO do ano no país, a seguir à operação de entrada em bolsa do Snapchat, em março,
  • Patrick Drahi
22 Junho 2017, 11h37

A Altice USA tornou-se cotada da bolsa americana, com títulos a negociar a 30 dólares cada. A decisão de avançar para uma oferta pública inicial (IPO) já tinha sido anunciada pelo grupo de Patrick Drahi através de um comunicado e a operação concretizou-se esta quinta-feira (22), tornando a subsidiária da dona da Meo nos Estados Unidos uma empresa de capital aberto.

A multinacional de telecomunicações arrecadou 1,9 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros à cotação atual) em capital com a venda pública de ações em Wall Street. O valor a que se encontram os títulos encontra-se ligeiramente acima da estimativa incial da empresa (entre 27 e 31 dólares), valorizando o quarto maior operador de cabo norte-americano em cerca de 22 mil milhões de dólares (cerca 18 mil milhões de euros).

Trata-se da segunda maior IPO do ano no país, a seguir à operação de entrada em bolsa do Snapchat, em março, superando as expectativas da rede social impulsionada pelo valor de 24 dólares por ação, um aumento de 40% sobre a oferta pública em causa.

O jornal britânico Financial Times caracteriza o negócio como “o mais recente movimento ambicioso” de Patrick Draghi, o empreendedor que “transformou a holandesa Altice numa potência de media internacionais nos últimos anos, através de uma série de aquisições financiadas por dívidas e agressivos cortes de custos”.

No comunicado divulgado pelo grupo, pode ler-se que a Altice USA “fixou o preço da oferta pública inicial de 63.943.029 ações”, sendo que “12 068 966 ações serão vendidas pela Altice USA, 31.475.965 ações serão vendidas por fundos aconselhados pela BC Partners e 20.398.098 ações serão vendidas por entidades afiliadas ao Conselho de Investimento do Plano de Pensões do Canadá”.

Aquando do anúncio de que a Altice iria dar o pontapé de saída na IPO, no dia 12 de junho, um porta-voz da ‘telecom’ afirmou que seria libertada em bolsa entre 6% a 7% da empresa, atribuindo um um valor de mercado à subsidiária de entre 19,9 mil milhões e 22,8 mil milhões de dólares (1,7 e 20 mil milhões e 22,8 mil milhões de euros, respetivamente).

No início do mês, Bloomberg noticiou que a Altice estava a estudar uma oferta de compra da Media Capital, a empresa dona da TVI. De acordo com a agência noticiosa, que cita fontes com conhecimento do processo, a operadora de telecomunicações liderada por Patrick Drahi, está a estudar a possibilidade de avançar com uma oferta para comprar a dona da TVI, dado que a espanhola Prisa estará disponível para vender a sua participação de 95% da Media Capital.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.