Altice e Huawei reforçam parceria para implementar 5G em Portugal

A Huawei vai disponibilizar equipamento comercial 5G NR para o lançamento comercial da rede 5G na Altice Portugal, que pretende oferecer maior largura de banda aos clientes e suportar conetividade massiva de baixa latência.

A Altice Portugal e a Huawei assinaram um memorando de entendimento, no Mobile World Congress 2018, com o objetivo de acelerar a implementação de 5G em Portugal. As empresas pretendem testar potenciais aplicações que possam ser alavancadas pela tecnologia 5G, depois de terem começado, em 2016, um programa de cooperação de capacitação e evolução de rede.

“O 5G representa um novo paradigma na estratégia da Altice Portugal pelo seu potencial de abraçar múltiplos usos e aplicações, conduzindo a novos e interessantes desafios. Neste novo desafio, sentimo-nos confiantes por poder contar com a capacidade de inovação e concretização da Huawei, um dos nossos parceiros de referência”, afirmou o chief technology officer da Altice Portugal, Luís Alveirinho, em comunicado.

O memorando significa mais um passo na parceria tecnológica entre as duas empresas, que já realizaram várias atividades e demonstrações para acelerar o desenvolvimento do ecossistema em Portugal.

Para isso, a Huawei vai disponibilizar equipamento comercial 5G NR para o lançamento comercial da rede 5G na Altice Portugal, que pretende oferecer maior largura de banda aos clientes e suportar conetividade massiva de baixa latência.

A Altice espera que o novo Rádio 5G permita aos operadores um aumento qualitativo de acesso à Rede de Banda Larga Móvel (eMBB), bem como a disponibilização de comunicações de grande fiabilidade e de baixa latência (URLLC), para consumidores e para efeitos de conetividade massiva máquina a máquina (mMTC).

“O 5G trará mudanças sem precedentes ao nosso dia a dia, bem como à nossa indústria. No entanto, o desenvolvimento do 5G precisa da cooperação de todos os diferentes parceiros, trabalhando juntos para inovar juntos. Estamos muito felizes por assinar este MoU com a Altice Portugal, o que mostra a determinação de ambas as empresas no futuro do 5G em Portugal”, acrescentou o CEO da Huawei Tech, Chris Lu.

Recomendadas

Investimento na floresta com evolução positiva mas insuficiente

O investimento na floresta teve em 2021 uma evolução “ligeiramente positiva” mas insuficiente para alcançar as metas definidas para o setor, indica um barómetro divulgado pelas associações Zero e Centro Pinus.

‘Metrobus’ do Porto: obras arrancam durante a semana

O projeto do ‘metrobus’ do Porto, entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, vai ser apresentado na segunda-feira, devendo as obras começar ainda durante a próxima semana.

Stanton Chase Portugal reforça com novo diretor executivo

José Bancaleiro, sócio fundador, que desempenhava a função agora ocupada por Nuno Moreira, mantém-se na empresa de executive search como partner e presidente.
Comentários