Altice e Huawei reforçam parceria para implementar 5G em Portugal

A Huawei vai disponibilizar equipamento comercial 5G NR para o lançamento comercial da rede 5G na Altice Portugal, que pretende oferecer maior largura de banda aos clientes e suportar conetividade massiva de baixa latência.

A Altice Portugal e a Huawei assinaram um memorando de entendimento, no Mobile World Congress 2018, com o objetivo de acelerar a implementação de 5G em Portugal. As empresas pretendem testar potenciais aplicações que possam ser alavancadas pela tecnologia 5G, depois de terem começado, em 2016, um programa de cooperação de capacitação e evolução de rede.

“O 5G representa um novo paradigma na estratégia da Altice Portugal pelo seu potencial de abraçar múltiplos usos e aplicações, conduzindo a novos e interessantes desafios. Neste novo desafio, sentimo-nos confiantes por poder contar com a capacidade de inovação e concretização da Huawei, um dos nossos parceiros de referência”, afirmou o chief technology officer da Altice Portugal, Luís Alveirinho, em comunicado.

O memorando significa mais um passo na parceria tecnológica entre as duas empresas, que já realizaram várias atividades e demonstrações para acelerar o desenvolvimento do ecossistema em Portugal.

Para isso, a Huawei vai disponibilizar equipamento comercial 5G NR para o lançamento comercial da rede 5G na Altice Portugal, que pretende oferecer maior largura de banda aos clientes e suportar conetividade massiva de baixa latência.

A Altice espera que o novo Rádio 5G permita aos operadores um aumento qualitativo de acesso à Rede de Banda Larga Móvel (eMBB), bem como a disponibilização de comunicações de grande fiabilidade e de baixa latência (URLLC), para consumidores e para efeitos de conetividade massiva máquina a máquina (mMTC).

“O 5G trará mudanças sem precedentes ao nosso dia a dia, bem como à nossa indústria. No entanto, o desenvolvimento do 5G precisa da cooperação de todos os diferentes parceiros, trabalhando juntos para inovar juntos. Estamos muito felizes por assinar este MoU com a Altice Portugal, o que mostra a determinação de ambas as empresas no futuro do 5G em Portugal”, acrescentou o CEO da Huawei Tech, Chris Lu.

Recomendadas

Aeroporto. CEO da ANA assume que obras poderão arrancar no final de 2023

Thierry Ligonnière deu também conta de um projeto para uma melhoria operacional do aeroporto de Lisboa que irá envolver uma verba entre os 200 e 300 milhões de euros. Sobre a decisão do novo aeroporto, o CEO referiu que a ANA “fará aquilo que o Governo decidir”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

Credit Suisse conclui aumento de capital de quatro mil milhões

Os acionistas exerceram 98,2% de seus direitos de subscrição, segundo avança a Reuters. O restante capital (1,74 mil milhões de francos) tinha já sido obtido através de uma colocação privada junto de investidores institucionais, como o Saudi National Bank.
Comentários