[weglot_switcher]

Altice Forum Braga: a maior sala de espetáculos do Norte

Acordo de ‘naming rights’ foi assinado entre a InvestBraga e a Altice Portugal. A parceria vai transformar o Forum Braga na segunda maior sala de espetáculos e eventos do país e num palco privilegiado para acontecimentos de âmbito internacional.
11 Setembro 2018, 11h57

É uma aposta da cidade de Braga para si própria, mas também para a região e para o país. A meta passa por transformar o Forum Braga, o espaço que foi remodelado e requalificado na maior sala de espetáculos do Norte, afirmando-se como a segunda a nível nacional, logo após a Altice Arena. O protocolo foi assinado esta segunda-feira entre as partes, com Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal, a considerar que Braga “é hoje um ícone na criação de valor nacional e projeção do país. “O contributo que a Altice Portugal pode aportar a esta parceria é potenciar o dinamismo da cidade, contribuindo para a dinamização da atividade económica, potenciando o bem-estar dos bracarenses através da criação de valor e promoção de concentração de mais investimento na inovação, tecnologia e nos projetos de cidades inteligentes”, disse.

Com este acordo, o Altice Forum Braga vai beneficiar de uma intervenção transversal no espaço, de promoção dos espetáculos e eventos nas redes Altice Portugal. A colaboração entre a Altice Portugal e a InvestBraga vem ainda permitir a capacitação do Forum, contribuindo assim para a promoção da actividade económica da Região.

Para Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, o Altice Forum Braga apresenta-se como um espaço diferenciador e polivalente que “ambiciona colocar Braga no radar dos grandes eventos nacionais e internacionais”. “Para nos ajudar a atingir este objectivo não poderíamos ter encontrado um parceiro melhor. A Altice Portugal tem um elevado nível de expertise no que diz respeito ao desenvolvimento de infraestruturas tecnológicas associadas a espaços multiusos de grandes dimensões como este e, como tal, esta parceria vai permitir potenciar a organização de grandes eventos de Braga para o norte e para o país”, sustentou Carlos Oliveira, ao apresentar os contornos de uma parceria cujo valor monetário ascende ao milhão de euros.

Mas o mesmo porta-voz refere que este valor monetário não é até o mais importante, uma vez que todo o knowledge da Altice Portugal vai agora marcar presença na infraestrutura e nos eventos e ações lá realizados e dinamizados.

Apesar de a inauguração oficial do novo Altice Forum Braga acontecer apenas hoje, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o mesmo está já a trabalhar há quatro meses. Carlos Oliveira considera, em jeito de balanço, que “têm demonstrado que o projeto foi bem idealizado e que as ideias mestras apresentadas na sua abertura estão a ser cumpridas. Neste momento, com pouco mais de quatro meses após a abertura, já se realizaram 40 eventos e passaram pelo Altice Fórum Braga mais de 100 mil pessoas”, sublinhou ao Jornal Ecónimico.

A principal ideia e meta é ter em Braga um equipamento para a cidade, para a região e para o país, com condições ideais para receber eventos de grande dimensão, seja qual for o tipo de eventos. No seguimento daquele que marca a inauguração oficial do espaço, o concerto da banda norte-americana Thirty Seconds to Mars, para o futuro estão já confirmados outros eventos de grande dimensão, a nível nacional e internacional, como o Congresso da Ordem dos Psicólogos – que se realiza já a partir de amanhã -, a INL Summit, os concertos de Postmodern Jukebox e Harlem Gospel Choir, além do Dance Wolrd Cup, que vai juntar em Braga cerca de 6500 crianças e jovens dançarinos de 48 países, para além de muitos outros eventos já agendados e que serão apresentados atempadamente.

Carlos Oliveira fez ainda questão de frisar que este espaço permite reforçar a aposta no “turismo de negócio”, um setor estratégico deste projeto que passa por fomentar este tipo de turismo, com a realização de “congressos, certames, reuniões e várias atividades de empresas, como os corporate dinners, que trazem a Braga pessoas que, de outra maneira, se calhar não vinham à cidade. Vêm em negócios e aproveitam para conhecer a cidade”, explicou.

Relativamente à parceria com a Altice Portugal, o presidente da InvestBraga lembra que é com este tipo de protocolos que o Altice Forum Braga tem que se tornar auto-sustentável, mesmo perante as grandes “subidas de custos (energia, recursos humanos, entre outros) que aconteceram após a conclusão da requalificação do espaço”.

Para já, e além desta parceria com a Altice Portugal, o Forum Braga celebrou também um protocolo com a Sagres. Carlos Oliveira reforça a ideia de que esta é uma estratégia que a administração do espaço tem de “reunir uma série de marcas fortes e dinâmicas a nível nacional, e não só, como parceiras para o seu crescimento. Será um número limitado de marcas, mas sempre com marcas de referências”.

A que se devem estas parcerias? Carlos Oliveira considera que este tipo de marcas “ajudam na promoção dos eventos que realizamos. Ajudam a promover, vão trabalhar no marketing e atração de eventos. A cidade e região demonstram que é possível ter projetos com grandes marcas as associarem-se desta forma não só em Lisboa. Mostram que a descentralização destas atividades têm impacto direto na economia e nas pessoas também fora da capital”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.