[weglot_switcher]

Altice Labs “perplexa” ao ser associada a estudo sobre SIRESP

Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice Labs, espera que sejam rapidamente acionados os mecanismos necessários ao dispor para que seja apurada a verdadeira autoria do estudo sobre o SIRESP.
  • Alcino Lavrador, diretor geral da Altice Labs
2 Julho 2019, 17h02

A Altice Labs fez saber esta terça-feira que “não teve qualquer tipo de conhecimento” do estudo sobre o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) entregue ao Governo, cuja a autoria foi atribuída ao Instituto das Telecomunicações (IT), do qual a empresa de inovação e desenvolvimento tecnológico da Altice Portugal é parceira. Numa nota enviada à redação, a Altice Labs diz reagir “com perplexidade ao ver o seu logótipo associado”.

“A Altice Labs deparou-se com o desconhecimento total da origem de tal documento, também por parte de todos os outros parceiros associados do IT”, lê-se na nota.

Citado na mesma nota, o diretor geral da Altice Labs, Alcino Lavrador, disse que “esta é a primeira situação desta índole que me recordo na história deste prestigiado instituto pelo que me repugna tal atuação que se traduz numa falta de lealdade e transparência institucional”. “

“Como é sabido, o trabalho em questão foi elaborado por uma comissão formada por pessoas que apenas as vincula individualmente e nunca a entidade a que pertencem, tal como, também muito a propósito, referiu o reitor da Universidade de Aveiro, também associado do IT”, acrescentou.

A empresa já notificou o conselho de administração da Altice Portugal, liderado por Alexandre Fonseca, sobre “a utilização indevida, e até abusiva, do nome e identidade dos Laboratórios da Altice no relatório”.

Alcino Lavrador espera que sejam rapidamente acionados os mecanismos necessários ao dispor para que seja apurada a verdadeira autoria do estudo sobre o SIRESP.

A Altice Labs insurge-se um dia depois de a Universidade de Aveiro, principal parceira do Instituto de Telecomunicações, junto da rádio TSF, ter rejeitado a autoria do estudo que arrasa o SIRESP.

Segundo a TSF, o documento foi enviado ao Ministério da Administração Interna e terá sido apresentado como se o seu autor fosse o Instituto de Telecomunicações (IT), uma organização que tem como parceiros entre outros, a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Altice Labs.

No relatório, citado primeiramente pela TSF, além dos símbolos do IT estão presentes os logótipos da Universidade de Aveiro, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e da Altice Labs.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.