[weglot_switcher]

Alto Alentejo. NOS e Politécnico de Portalegre criam “polo de competências” para acelerar transformação digital

Através da cooperação com a Câmara Municipal de Ponte de Sôr, as entidades esperam formar e atrair talento por via da tecnologia para uma das regiões mais desertificadas de Portugal.
17 Fevereiro 2022, 16h58

A parceria que junta a empresa de telecomunicações NOS e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), fez nascer em Ponte de Sôr um Polo de Competências na Região, cujo objetivo é acelerar a transformação digital e coesão territorial do Alto Alentejo.

Através da cooperação com a Câmara Municipal de Ponte de Sôr, as entidades esperam formar e atrair talento por via da tecnologia para uma das regiões mais desertificadas de Portugal.

O novo polo, de nome ‘Espaço i’, está munido de avançados sistemas de informação e infraestruturas de comunicações, incluindo o 5G. Resultante da reconversão do antigo Mercado Municipal de Ponte de Sor, a empresa de telecomunicações pretende acolher empresas de serviços de matriz tecnológica e digital, entre as quais a própria NOS.

Adicionalmente, a NOS tem a ambição de instalar um espaço colaborativo e criar 25 novos postos de formação/trabalho altamente qualificados para o desenvolvimento de projetos e use cases no âmbito da engenharia informática e eletrotécnica.

O Instituto Politécnico de Portalegre, cujos polos se espalham por todo o distrito, ficará responsável pela oferta formativa, concretamente pelo desenvolvimento de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), focado na matriz tecnológica em programação ágil e segurança de sistemas de informação.

“Enquanto parceira fundamental para a transformação digital e coesão territorial dos municípios portugueses, a NOS está comprometida com o desenvolvimento do país como um todo. Ao atrair talento para a região, dinamizar a criação de novos postos de trabalho qualificados e ao apoiar a formação de novos profissionais em TI em Portalegre, estamos a criar as condições para um maior e mais descentralizado desenvolvimento económico, e para impulsionar de forma decisiva a transição digital de Portugal”, afirmou Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS.

Por sua vez, Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, sublinha que a parceria se enquadra “na estratégia que o município tem vindo a seguir de fixar população, de criar mais e melhores infraestruturas para a atração de pessoas e de famílias que possam fixar-se no concelho de Ponte de Sor. Pretende o Município continua a criar mais e melhor qualidade de vida, excelentes oportunidades de emprego e formação. Pretendemos que os nossos jovens tenham oportunidades de crescimento pessoal e profissional e o acesso à formação, qualificação e às novas tecnologias”.

Com início em 2022, o CTeSP em programação ágil e segurança de sistemas de informação ambiciona integrar 20 a 25 alunos por ano e por turma, com os primeiros formados a poderem, idealmente, integrar o mercado de trabalho em 2024, após concluírem um estágio profissional realizado no contexto das equipas da NOS em Ponte de Sor.

Enquanto parceira do Instituto Politécnico de Portalegre, e no âmbito do projeto apresentado pelo “Consortium Meridies”, constituído também pelo Instituto Politécnico de Beja, pelo Instituto Politécnico de Santarém, pelo Instituto Politécnico de Setúbal, pela Universidade de Évora,  caberá à NOS a co-definição e co-conceção dos programas de formação e conteúdos formativos, a disponibilização de recursos humanos para a formação especializada, o desenvolvimento de formações pós-graduadas de âmbito profissional, para a atração de estudantes e para a empregabilidade dos formandos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.