A Altri, empresa produtora de pasta de papel, pretende estabelecer em Palas de Rei, na Galiza, um projeto de fibras têxteis candidato aos fundos europeus. Ainda assim, as indicações que chegam dos cargos mais altos são de que uma decisão final sobre o investimento naquela região do território espanhol só deverá chegar em 2023, de acordo com o portal “Economía Digital Galicia”.
Para preparar o projeto, a empresa já está a avançar com algumas etapas, como a realização de estudos sobre o impacto ambiental e planos de engenharia e de viabilidade económica.
A subsidiária Altri Participações e Trading solicitou à Augas de Galicia, organismo dependente do departamento de infraestruturas do país vizinho, a captação de águas superficiais do rio Ulla, para proveito da fábrica de fibras têxteis em Palas de Rei. O objetivo passa por captar uma quantidade de até 535 litros de água por segundo.
A Augas de Galicia está a aceitar propostas para o uso de alternativo da mesma água, que irá avaliar depois de fechar o prazo para as candidaturas. Os planos apresentados terão que seguir as linhas do Plano Hidrológico Galiza-Costa.