Uma escola no concelho de Sintra não tem Provas de Aferição desde a semana passada por causa da greve dos professores e os alunos admitem estar a ser prejudicados. Esta quarta-feira é dia de Prova de Aferição de Matemática e os alunos saíram 30 minutos antes da hora marcada com a indicação de que o exame tinha sido cancelado.

Em declarações à “SIC Notícias”, dois alunos admitem que, desde o início das provas, que só conseguiram fazer. “Das três marcadas só tivemos uma Prova de Aferição”, disse um estudante do 8º ano.

Questionado sobre o motivo de terem saído mais cedo, o aluno adianta ao canal que “disseram que não tinham professores suficientes e que podíamos ir para casa”. Abordando ainda o transtorno, o estudante evidencia a falta de consolidação dos conhecimentos em relação aos restantes alunos nacionais.

Outra aluna da Escola Alto dos Moinhos na Terrugem, em Sintra, diz que seis turmas do 8º ano foram impactadas pela falta de professores e não realização dos exames. “Esforçámo-nos a estudar e depois não temos prova. Os professores disseram que as provas podiam melhorar as notas dos alunos que tinham notas mais baixas”.

Questionada sobre alternativas, a aluna é explícita: “Não temos. As provas simplesmente são canceladas e não há outra prova que possamos fazer”. “Há alunos que já não vêm à escola porque sabem que não vamos ter prova”, referindo que é a segunda vez que a greve dos professores afeta a realização das provas.

De relembrar que os professores estão descontentes por terem de supervisionar Exames Nacionais e Provas de Aferição em dias de feriados municipais, como acontece esta quarta-feira em Oeiras.