A presidente da Comissão Europeia falou esta manhã sobre o avanço da Rússia na Ucrânia e prometeu sanções duras. “Estamos perante um ato de agressão sem precedentes por parte da liderança russa contra um país soberano e independente”, referiu von der Leyen. Reveja a intervenção da presidente da Comissão Europeia.
O preço do gás europeu continuou hoje a aumentar atingindo um novo recorde no encerramento, depois de ter sido anunciado que o fornecimento de gás através do gasoduto Nord Stream será interrompido durante três dias.
A presidência francesa defendeu hoje que não existe “obstáculo” às exportações de produtos agrícolas russos, considerando as críticas nesse sentido do chefe de Estado da Rússia, Vladimir Putin, uma tentativa de “instrumentalização política”.
Os EUA propuseram que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também participe na cimeira dos líderes do G20 se o seu homólogo russo, Vladimir Putin, aceitar o convite da Indonésia e comparecer na reunião, marcada para novembro em Bali.