[weglot_switcher]

Amazon em negociações para oferecer serviços móveis. Ações das operadoras caem

A tecnológica norte-americana estará em conversas com empresas de ‘wireless’ sobre uma eventual oferta de serviços de comunicação móvel a preços mais baixos (ou mesmo grátis) para assinantes ‘Prime’, avança a Bloomberg. Títulos da T-Mobile, AT&T e Verizon estão a desvalorizar em Wall Street.
2 Junho 2023, 20h16

A Amazon tem estado em negociações com operadoras de telecomunicações sem fios (wireless) sobre uma eventual oferta de serviços de comunicação móvel a preços mais baixos – ou até grátis – para os assinantes da categoria “Prime”, avança esta sexta-feira a “Bloomberg”.

A tecnológica fundada por Jeff Bezos está a negociar este pacote de benefícios para os subscritores com a Verizon Communications, a T-Mobile US e a Dish Network Corporation, de acordo com a informação transmitida à agência financeira por fontes conhecedoras das conversações com as telecoms norte-americanas.

No entanto, a Verizon negou ao “TechCrunch” estar em negociações com a Amazon para “a revenda da melhor e mais confiável rede sem fio do país”. “A nossa empresa está sempre aberta a novas e potenciais oportunidades, mas não temos nada a relatar neste momento”, referiu um porta-voz oficial. O mesmo aconteceu com a T-Mobile. Por outro lado, tanto a Dish como a AT&T, que também foi mencionada, não fizeram comentários.

O objetivo da Amazon é conseguir os preços mais baixos do mercado grossista para que consiga disponibilizar aos clientes do Prime planos de comunicação wireless por 10 dólares por mês, nos Estados Unidos. Em cima da mesa, pelo menos nas últimas seis a oito semanas, está até a possibilidade de dar esse serviço a custo zero para fidelizar assinantes, segundo explicaram as fontes anónimas da “Bloomberg”.

“Estamos sempre a explorar a incorporação de ainda mais benefícios para os membros Prime, mas não temos planos de adicionar wireless neste momento”, comentaram os porta-voz da Amazon, Maggie Sivon e Bradley Mattinger, juntam-se ao grupo das empresas que estão a negar as conversas.

O plano da Amazon ainda poderá demorar meses até ver a luz do dia (se a vir), mas a notícia depressa se fez sentir nos mercados financeiros.

As ações das operadoras têm estado a cair, como é o caso da T-Mobile (-7,03% para 129,14 dólares), da AT&T (-4,33% para 15,12 dólares) ou da Verizon (-3,51% para 34,47 dólares) em Wall Street por volta das 18h50. Mesmo a Deutsche Telekom, que detém uma participação maioritária na T-Mobile, encerrou a sessão na bolsa de Frankfurt com uma queda de 9,06% para 19,14 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.