[weglot_switcher]

Amazon lança programa de ajuda a empregados à beira do despedimento

“Como evitar o despedimento em 10 lições”. A empresa de comércio electrónico acaba de promover o ‘Pivot’, um programa de treino para melhorar o desempenho dos funcionários.
  • Noah Berger / Reuters
21 Janeiro 2017, 09h05

A Amazon inaugurou esta semana um programa inovador no universo empresarial: o Pivot, um plano de formação destinado a auxiliar os funcionários com uma baixa performance no trabalho e em vias de despedimento.

“O Pivot é um programa para os funcionários que demonstram um baixo desempenho durante um período significativo, apesar de todo o apoio e formação. O programa oferece aos funcionários a opção de melhorar o seu desempenho, deixar de forma voluntária a Amazon ou participar no plano”, refere o email interno da empresa a que a “Business Insider” teve acesso.

O novo programa prevê que o empregado, cujo desempenho na firma é inferior ao esperado, obtenha formação por parte de um especialista na matéria, designado ‘Embaixador de Carreira’, que está encarregue de que orientar e apoiar o individuo durante um determinado período de tempo.

“Ao longo do tempo, os funcionários no programa Pivot recebem orientações e apoio de uma equipa de peritos no assunto, os chamados Embaixadores de Carreira”, diz a Amazon, no mesmo email. A empresa liderada por Jeff Bezos criou até novos postos de trabalho para esta missão de ‘embaixador’, segundo o site noticioso.

A oferta de emprego para ‘Embaixador de Carreira’, publicada há uma semana, refere que a Amazon está à procura de alguém “inovador, com experiência em coaching e recursos humanos”, entre outras características.

Até ao ano passado, a Amazon usava um sistema em que os funcionários se classificavam uns aos outros, de forma a filtrar aqueles com a menor pontuação. Em novembro, a empresa americana adiantou que planeava rever todo o processo. Contactada pela “Business Insider”, a Amazon não quis comentar o assunto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.