Amazon lança programa de ajuda a empregados à beira do despedimento

“Como evitar o despedimento em 10 lições”. A empresa de comércio electrónico acaba de promover o ‘Pivot’, um programa de treino para melhorar o desempenho dos funcionários.

Noah Berger / Reuters

A Amazon inaugurou esta semana um programa inovador no universo empresarial: o Pivot, um plano de formação destinado a auxiliar os funcionários com uma baixa performance no trabalho e em vias de despedimento.

“O Pivot é um programa para os funcionários que demonstram um baixo desempenho durante um período significativo, apesar de todo o apoio e formação. O programa oferece aos funcionários a opção de melhorar o seu desempenho, deixar de forma voluntária a Amazon ou participar no plano”, refere o email interno da empresa a que a “Business Insider” teve acesso.

O novo programa prevê que o empregado, cujo desempenho na firma é inferior ao esperado, obtenha formação por parte de um especialista na matéria, designado ‘Embaixador de Carreira’, que está encarregue de que orientar e apoiar o individuo durante um determinado período de tempo.

“Ao longo do tempo, os funcionários no programa Pivot recebem orientações e apoio de uma equipa de peritos no assunto, os chamados Embaixadores de Carreira”, diz a Amazon, no mesmo email. A empresa liderada por Jeff Bezos criou até novos postos de trabalho para esta missão de ‘embaixador’, segundo o site noticioso.

A oferta de emprego para ‘Embaixador de Carreira’, publicada há uma semana, refere que a Amazon está à procura de alguém “inovador, com experiência em coaching e recursos humanos”, entre outras características.

Até ao ano passado, a Amazon usava um sistema em que os funcionários se classificavam uns aos outros, de forma a filtrar aqueles com a menor pontuação. Em novembro, a empresa americana adiantou que planeava rever todo o processo. Contactada pela “Business Insider”, a Amazon não quis comentar o assunto.

Recomendadas

Cosec permite que apólices de seguro caução possam ser assinadas digitalmente

Para que a Cosec emita as apólices neste formato, “os representantes legais do Tomador do Seguro e do Segurado têm de ter assinaturas digitais”, explica a companhia.

Procura por construção e remodelação das casas em Portugal aumentou 170% nos últimos 12 meses

Estudo da aplicação ‘Fixando’ analisou 1.200 pedidos por remodelações e construções durante este período, tendo cerca de um terço (32%) sido registado em habitações no distrito de Lisboa.

Luís Lopes é o novo CEO da Vodafone Portugal

A partir do próximo mês, Mário Vaz tornar-se-á CEO da Vodafone Espanha. Ambos iniciam as novas funções na empresa a 1 de abril de 2023.
Comentários