[weglot_switcher]

Amazon pode adquirir algumas lojas da Toys “R” Us

A Amazon é vista como uma das principais responsáveis pelo desastre da Toy “R” Us, tendo em conta que a expansão das suas vendas online e a pressão dos seus preços, obrigou a repensar o negócio da cadeia de brinquedos.
  • Noah Berger / Reuters
20 Março 2018, 16h25

A multinacional Amazon está a considerar a possibilidade de vir a adquirir algumas das lojas da marca Toys “R” Us, que declarou insolvência esta terça-feira em Portugal. A Amazon é vista como uma das principais responsáveis pelo desastre da Toys “R” Us e está a alarmar as restantes retalhistas, que temem pela sua posição junto das grandes multinacionais.

Para muitos analistas, o setor do retalho é cada vez mais regido pela lei do mais forte e o caso da Toy “R” Us é paradigmático no que toca a essa matéria. A Amazon, que revolucionou as vendas online e veio pressionar as marcas concorrentes a baixarem os preços, contribuiu para a queda do negócio da cadeia de brinquedos.

A empresa anunciou na semana passada ter aberto falência nos Estados Unidos. Antes disso, o Reino Unido já tinha anunciado também insolvência, deixando mais de três mil pessoas no desemprego. Esta terça-feira, a Toys R Us veio também anunciar o pedido de insolvência da Toys R Us Iberia Real Estate, uma das sociedades detidas pela Toys R Us Iberia, que detém várias lojas em Portugal e Espanha.

Em Portugal, existem no momento onze lojas. Ao todo, as 53 lojas espalhadas pela Península Ibérica contam com mais de 1.600 trabalhadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.