[weglot_switcher]

Amazon vai pagar uma multa de 25 milhões de dólares por violar Lei de Privacidade de Menores

A empresa de Jeff Bezos foi multada em 25 milhões de dólares por violar a Lei de Privacidade de Menores através do dispositivo inteligente Alexa, que guarda as gravações de voz das crianças na sua base de dados.
  • Gus Ruelas /Reuters
1 Junho 2023, 16h50

A empresa de tecnologia norte americana, Amazon, chegou a acordo com a Federal Trade Comission (FTC) dos Estados Unidos para pagar uma multa de 25 milhões de dólares por violar a Lei de Privacidade de Menores, com a coluna inteligente Alexa, segundo o jornal “El Economista”.

A Amazon, empresa de Jeff Bezos, vai pagar a multa pelo dispositivo Alexa alegadamente violar a Lei de Proteção de Menores, ao manter na sua base de dados as gravações de voz de menores.

O comité da FTC afirma que a Amazon não deu a opção aos pais de excluir estes dados, mas a empresa já prometeu eliminar toda a informação referente à geolocalização de menores, os dados da voz de menores e apagar as contas infantis inativas registadas na Alexa.

Apesar de aceitar a multa e de já ter feito promessas para melhorar a proteção das crianças, a Amazon nega ter infringido a referida lei.

Cada vez mais o uso de dispositivos inteligentes em casa é mais recorrente, quer seja para realizar pedidos simples, como ver a meteorologia, agendar um temporizador ou para deixar um lembrete, quer para realizar pedidos mais complexos.

As empresas têm politicas de privacidade e de segurança para que estes dispositivos não se tornem numa ameaça, mas a verdade é que estes podem violar os direitos dos usuários, como aconteceu com a Alexa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.