[weglot_switcher]

Amazon volta a enriquecer Bezos. Em 15 minutos somaram-se 11,9 mil milhões de euros

A Amazon é o principal contributo para a fortuna de Jeff Bezos, sendo que o empresário ainda é proprietário da Blue Origin, de capital fechado, cujo valor ascende a 6,2 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros).
  • 1. Jeff Bezos
31 Janeiro 2020, 19h12

Já era o homem mais rico do mundo, mesmo depois do divórcio com Mackenzie Bezos, que lhe ficou com 25% das ações da Amazon no acordo de separação. Agora, Jeff Bezos pode alargar o cinto, porque a Amazon voltou a engordar-lhe a conta bancária.

Jeff Bezos viu a fortuna aumentar em 13,2 mil milhões de dólares (11,9 mil milhões de euros) em apenas 15 minutos na passada quinta-feira, revelou a ‘Bloomberg’ depois de verificar os ganhos da empresa de comércio tecnológico no mercado after-hours da bolsa nova-iorquina.

Com este acréscimo na conta bancária, Bezos reforçou o lugar como homem mais rico do mundo, contando com um património líquido de 129,5 mil milhões de dólares (117,5 mil milhões de euros), uma vez que detém 12% do capital da empresa.

Na análise da Bloomberg, as ações da Amazon aceleraram 12% para 2.100 dólares (1.894 euros) cada. A razão para tal aumento deveu-se à apresentação dos resultados da empresa relativos ao quatro trimestre de 2019, que superaram as estimativas e expectativas de Wall Street.

A Amazon é o principal contributo para a fortuna de Jeff Bezos, sendo que o empresário ainda é proprietário da Blue Origin, de capital fechado, cujo valor ascende a 6,2 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros). Só o aumento do preço das ações adicionou mais de 90 mil milhões de dólares  (81,22 mil milhões de euros) ao valor de mercado da Amazon, elevando o valor da empresa para acima de um bilião de dólares (902 mil milhões de euros).

Voto de confiança depois de largos ganhos

A empresa de comércio eletrónico obteve um lucro operacional de 3,88 mil milhões de dólares (3,52 mil milhões de euros) no quarto trimestre de 2019, mais 25% do que no período homólogo. Apesar dos analistas preverem um lucro de 4,04 dólares por ação, a multinacional norte-americana superou as expectativas e atingiu 6,47 dólares.

Também as receitas conseguiram superar as expectativas, que se encontravam fixadas em 86 mil milhões de dólares (77,61 mil milhões de euros), totalizando 87,4 mil milhões de dólares (79,3 mil milhões de euros). As vendas líquidas da Amazon Web Services aumentaram 34% para 9,9 mil milhões de dólares (8,98 mil milhões de euros), pouco acima das projeções de 9,8 mil milhões.

MacKenzie Bezos e o sentido de timing

Em julho do ano passado foi oficializado o divórcio entre Jeff e MacKenzie Bezos, cujo matrimónio durou 25 anos. No acordo de divórcio, a agora ex-mulher de Bezos recebeu perto de 19,7 milhões de ações da empresa que o marido construiu, sendo este valor o equivalente a 4% do total de ações que a Amazon tem em circulação no mercado.

À altura do divórcio estas ações valiam 35,8 mil milhões de dólares (32,3 mil milhões de euros), mas com o preço das ações a subir, também o valor que MacKenzie detinha ia aumentando.

No entanto, na semana passada a CNN noticiou que MacKenzie Bezos tinha vendido ou doado perto de 200 mil ações que detinha da empresa do ex-marido. Embora não se saiba por que modelo de negócio a empresária optou, hoje poderia ser 370 milhões de dólares (333 milhões de euros) mais rica.

Bezos recheou a carteira mas não foi o único

Outro conhecido titã da tecnologia mundial que engordou carteira foi Elon Musk. Apesar de Bezos reforçar o lugar como o homem mais rico, o património líquido da Tesla, e de Musk, aumentaram devido aos resultados que a empresa apresentou esta semana, onde reportava lucros na ordem dos 386 milhões de dólares (348 milhões de euros) devido às entregas no quarto trimestre.

Também Bill Gates e Steve Ballmer viram ganhos nas suas carteiras depois da Microsoft ter revelado os resultados referentes ao último trimestre de 2019. No entanto, o mesmo não se pode dizer de Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, cuja fortuna caiu quatro mil milhões de dólares (3,61 mil milhões de euros) após um fraco crescimento de vendas no último trimestre do ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.