PremiumAmazonas de Portugal honram a tradição

O XXXIII Campeonato Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano 2022 terá lugar em Cascais, de 17 a 19 de Junho. A Associação Amazonas de Portugal vai estar presente para honrar a tradição equestre no feminino e receber as suas congéneres mundiais numa festa onde o cavalo lusitano é o mote e trajar a preceito um orgulho.

O costume entre todos os povos antigos reservava a arte de montar a cavalo aos homens. Entre as poucas alusões na arte e na literatura da Antiguidade às mulheres que o faziam, contam-se as gregas “amazonas”. Destemidas, montavam a cavalo com as pernas afastadas, algo muito arrojado para a época.

As amazonas eram guerreiras e possuíam armas, cavalos e uma estrutura social própria. Foram imortalizadas na mitologia pela coragem com que enfrentavam os exércitos de homens que as tentavam dominar. Independentes, viviam em ilhas ou perto do mar e recebiam visitas de forasteiros. Quando engravidavam, ficavam apenas com as filhas. Os rapazes eram entregues ao pai. Reza a lenda que as amazonas eram filhas de Ares, deus da guerra, de quem herdaram a audácia e a coragem.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Confronto entre Leonor Poeiras e a TVI adiado por Cristina Ferreira ter faltado ao julgamento

A apresentadora pede mais de 1 milhão de euros como indemnização. Cristina faltou ao julgamento por ter de se deslocar ao Porto em trabalho, para marcar presença num evento promovido por Mário Ferreira.

A Casa de portas abertas: Open House Porto regressa nos dias 2 e 3 de julho

A 7.ª edição do certame propõe o tema “Casa” para explorar os 74 locais que se abrem à cidade e ao público em 2022. Mais de metade dos espaços dão-se a conhecer em estreia absoluta.

Palácio das Cardosas: um refúgio no coração da Invicta

Integrado na cadeia de hotéis IHG – InterContinental Hotels Group, a unidade hoteleira acaba de inaugurar 23 novos quartos e suítes. A decoração foi inspirada no Porto, com esquemas de cores baseados nos edifícios coloridos da cidade, camas e outros elementos com designs que refletem as seis pontes e um jardim vertical com influência do Jardim Municipal do Horto das Virtudes.
Comentários