[weglot_switcher]

Ambientalistas sugerem aumento da taxa sobre sacos de plástico

A associação Zero defende a disponibilização de sacos só a pedido, em qualquer tipo de loja, bem como a aplicação do ‘imposto’ a sacos de outros materiais. Esta terça-feira, 3 de julho, comemora-se o Dia Internacional sem Sacos de Plástico.
3 Julho 2018, 09h52

No âmbito da comemoração do Dia Internacional sem Sacos de Plástico, que se assinala esta terça-feira, a associação ambientalista Zero divulgou uma proposta de novas medidas para redução do consumo desta matéria-prima, entre as quais avaliar a taxa de 10 cêntimos sobre os sacos de plástico e estudar o seu aumento

Os ecologistas aplaudem a decisão de, em 2014, o governo português ter dado “um passo importante” com a taxa sobre os sacos, mas salienta que “a utilização de sacos descartáveis voltou a ser muito comum”. Nesse sentido, a Zero defende que todos os sacos descartáveis de venda final devam ser taxados.

“A Zero considera que é o momento de avançar para um novo patamar, no sentido de reforçar a mensagem sobre a importância de pouparmos recursos e reduzirmos o nosso consumo de materiais descartáveis”, argumenta a organização, em comunicado enviado às redações.

Eis as sugestões da associação ambientalista:

  • Fazer uma avaliação da aplicação da medida da taxa sobre os sacos de plástico e alargar a tipologia de sacos abrangidos: Quantos sacos de plástico são hoje consumidos per capita? Os sacos de plástico leves foram substituídos por outros de gramagens superiores ou inferiores que escapam ao proposto na lei. Ou seja, o seu custo pode ser assumido pelo consumidor ou não, visto que não estão sujeitos a uma taxa. O importante é conhecer quantos sacos são ainda utilizados, independentemente da sua gramagem e alargar a aplicação da lei. Também nos parece importante avaliar se a taxa pensada em 2014 continua a ser suficientemente dissuasora da utilização deste tipo de sacos, devendo ser ponderado o seu aumento caso se verifique que o não.
  • Disponibilizar sacos só a pedido em qualquer tipo de loja e estender a aplicação ao tipo de materiais abrangidos: Em termos de coerência da mensagem é importante que em qualquer loja a que nos dirijamos a disponibilização de um saco (seja de que tamanho ou material for) seja feita a pedido do utilizador/consumidor (o que hoje muitas vezes ainda não acontece) e sempre com um custo associado. Um saco descartável será sempre um saco descartável, mesmo que seja feito de papel ou de plástico supostamente biodegradável, por exemplo.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.