AMC: a última “meme stock”

Nas últimas 7 semanas, os investidores têm assistido a mais um short squeeze levado a cabo pelos membros do Reddit. Desta vez, o alvo foi as ações da AMC, a maior empresa do mundo de salas de cinema.

 

Neste mesmo período, a ação subiu quase 430%, aparentemente sem qualquer razão fundamental. O negócio das salas de cinema, que já estava em declínio acentuado com o surgimento dos canais de streaming como a Netflix e a Disney+, foi ainda mais castigado pela pandemia, que, para todos os efeitos, paralisou completamente a indústria durante quase um ano.

Com a maior parte da população norte-americana vacinada e com o regresso gradual à normalidade, a indústria do cinema teve uma ligeira recuperação. No fim de semana do Memorial Day, o filme The Quiet Place 2 rendeu US $48 milhões – um valor respeitável, mas ainda pequeno em comparação com os anos anteriores. Tudo isto sugere que a indústria do cinema pode sobreviver, mas apenas como um fantasma de si mesma, com as vendas de bilhetes nos Estados Unidos a caírem para menos de 50% dos anos anteriores.

No caso particular da AMC, se as receitas de bilheteira regressarem aos níveis de 2018 e caso a empresa conseguisse reter em caixa mais de 50% das receitas, o seu cashflow poderia aumentar até 4% da capitalização de mercado atual. Além de serem muitas as incógnitas, e apesar de sabermos que o mercado vive de expectativas, certamente que estas não explicam a subida de mais de 2700% das ações este ano.

Evolução do preço das ações da AMC em gráfico diário (D1). Fonte: xStation

O fenómeno que se vive atualmente na AMC é o mesmo que se viveu no princípio do ano na GameStop: uma ação coordenada de milhares de utilizadores do Reddit que engendraram outro short squeeze. No caso da GameStop, uma grande parte da pressão compradora veio da Melvin Capital que se viu obrigada a fechar as suas posições curtas sob pena de ir à falência.

Há quem estime que as perdas tenham totalizado 3 mil milhões de dólares, riqueza esta que foi transferida do hedge fund para os traders da Reddit.

No caso da AMC, a situação é um pouco diferente já que não existem posições curtas (vendedoras) de grande dimensão na ação. Desta vez, os traders da Reddit estão a usar opções, comprando calls para amplificar o seu poder comprador, o que muitas vezes pode significar controlarem 100 vezes mais ações do que controlariam se comprassem as ações propriamente ditas.

Os dealers de opções é que acabam por ser os grandes players do mercado, porque ao quererem ter os seus balanços neutros, de modo a evitarem estarem expostos ao risco, continuam a comprar as ações e a alimentar este rally.

No entanto, o short squeeze apenas dura enquanto os traders continuarem dispostos a injetar novo capital nas ações da empresa. O que tem acontecido nas últimas duas semanas é que a pressão compradora tem diminuído e o preço começado a negociar em range. Nestas ocasiões, o preço da ação poderá cair tão rapidamente como continuar a subir ainda mais. A compra massiva e o sell-off que se seguiu nas ações da GameStop são um excelente exemplo para ilustrar este fenómeno.

As ações caíram quase 60% em relação ao máximo de fevereiro, nos 347$, e negociaram na proximidade dos 150$ durante a maior parte de março e abril, antes de encontrarem novos compradores no final do mês de maio. Portanto, se os investidores acreditarem que o fim do verão traz também um menor populismo para os vídeos do AMC TikTok, conjuntamente com o facto do grupo Reddit poder redirecionar-se para outro alvo, fica claro que as ações da AMC são candidatas a uma correção expressiva que poderá levá-las a transacionar facilmente abaixo da marca dos 40$ em setembro. Descubra como pode negociar esta e outras “meme stocks” com a XTB.

Este tipo de trading, conhecido como pump and dump, é uma manipulação pura de mercado, mas que desta vez é feita por persuasão e não por acordo expresso, não havendo maneira dos reguladores controlarem nem sancionarem os investidores intervenientes.

Basicamente, nos dias que correm, qualquer ação de pequena capitalização poderá ser artificialmente comprada até atingir valores estratosféricos e depois vendida, provocando um sell-off (pump and dump) sem qualquer tipo de impunidade. Está aberta a guerra entre os investidores de retalho e os hedge funds e dealers de opções!

A X-Trade Brokers Dom Maklerski S.A. não se responsabiliza por decisões de investimento que se baseiam em informações contidas nestes conteúdos. Nenhuma da informação aqui contida deverá ser entendida como recomendação de investimento, garantia de lucro ou de risco significativamente menor. Os investimentos baseados no uso de produtos derivados com alavancagem financeira são, por natureza, especulativos e poderão resultar tanto em lucros como perdas significativas. Esteja ciente de que dados de desempenho anteriores não são um indicador fiável de desempenho futuro.

 

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a XTB.

Recomendadas

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra: 50 anos a ganhar o futuro

A juventude dos seus 50 anos e o prestígio de uma Universidade com mais de 730 anos.

Financiamento sustentável? Sim, e está cada vez mais próximo de si!

O balanço de um encontro entre banca, filantropia e empreendedorismo, unidos com um propósito único: criar modelos económicos mais ecologicamente responsáveis.

Tudo o que precisa de saber sobre o SIFIDE e fundos de investimento – Assista agora!

Assista ao JE Brand Channel webinar: SIFIDE e Fundos de Investimento e descubra todas os benefícios deste sistema para as empresas.
Comentários