[weglot_switcher]

Amendoeiras em flor chamam ao concelho de Castro Marim

Alta Mora, na freguesia de Odeleite, brinda-nos com um espetáculo único nos dias 1 e 2 de fevereiro. Há programas para todos os gostos.
4 Janeiro 2020, 20h36

Em meados de janeiro, a paisagem da serra algarvia transforma-se. O verde e castanho dos mosqueados dá lugar aos tons rosa e branco das amendoeiras em flor, proporcionando, sem dúvida, uma das paisagens mais belas de Portugal.

Para dar a conhecer tamanha beleza, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora organiza anualmente os passeios pedestres “Amendoeiras em Flor”,  que levam àquelas terras centenas de pessoas. Este ano, a iniciativa dá mais um passo, transformando-se no Festival das Amendoeiras em Flor.

O acontecimento tem data marcada para os dias 1 e 2 de fevereiro na localidade serrana de Alta Mora, pertencente ao concelho de Castro Marim.  Consistirá de animação de rua, ateliês infantis, gastronomia, música e teatro. A entrada é gratuita, só pagará quem quiser associar-se aos passeios pedestres: 14 euros que garantem pequeno-almoço, almoço, seguro, abastecimentos e brinde. Os mais novos pagam menos.

A Câmara Municipal de Castro Marim explica que a iniciativa “pretende incrementar o crescimento de mais plantações de amendoeiras, numa estratégia que procura rentabilizar as várias vertentes do produto, que pode passar pelas artes, desporto de natureza ou gastronomia”.

O festival, que conta com o apoio do programa 365Algarve, pretende lançar-se como referência turística, cultural e gastronómica do Algarve em época baixa, procurando reduzir alguns impactos da sazonalidade na economia regional. Por outro lado, explica ainda a CM, “é uma ação de sensibilização para os valores da serra algarvia, com um enorme potencial de afirmação no roteiro turístico do Algarve. O Festival das Amendoeiras em Flor apresenta-se como um “produto” alternativo, que valoriza a dieta mediterrânica, a força identitária e a autenticidade deste território”.

Organizado pela ARCDAA com o apoio do 365Algarve, o Festival das Amendoeiras em Flor conta também com as parcerias do Município de Castro Marim, Junta de Freguesia de Odeleite, Associação Odiana e Associação Artística Satori e com a colaboração da ADRIP (Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela), da concessionária Mscar, da empresa de segurança Especial1 e da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.