[weglot_switcher]

American Airlines quer usar administradores como ‘cobaias’ para provar que voar no Boeing 737 MAX é seguro

O objetivo é provar que a aeronave é segura e não voltará a cair. Os aviões estão parados desde que dois aviões da empresa se despenharam e causaram mais de 300 mortos.
  • Justin Lane / EPA
13 Junho 2019, 12h33

A empresa American Airlines está a planear utilizar os seus administradores como ‘cobaias’ para voar no avião Boeing 737 Max antes de qualquer passageiro, numa tentativa de tranquilizar o público de que a aeronave é segura e não voltará a cair, revela o “Business Insider” esta quinta-feira.

Doug Parker, CEO da American Airlines Group, afirmou aos investidores na assembleia anual de acionistas na quarta-feira, que os Executivos e funcionários vão efetuar voos de teste no avião assim que a Administração Federal de Aviação (FAA na sigla inglesa) aprovar a aeronave para voar novamente.

O modelo 737 MAX está parado em todo o mundo desde que um avião da Ethiopian Airlines 737 Max caiu e matou 157 pessoas em março e, com uma diferença de cinco meses, outro avião da companhia Lion Air 737 Max caiu e matou 189 pessoas a bordo.

A Boeing completou uma atualização de software para o avião, com o propósito de resolver um problema no sistema que falhou nos aviões acidentados. As companhias aéreas estão atualmente a aguardar a aprovação da FAA para colocar os aviões de volta aos ares.

Contudo, os norte-americanos continuam a ter receios e dúvidas sobre a segurança deste avião. Um estudo do banco de investimento UBS, no início de junho, revelou que 41% dos americanos não pensam voar num 737 Max até que este esteja em funcionamento, sem problemas, durante pelo menos seis meses.

O diretor de marketing da Southwest revelou em maio que os passageiros que não quiserem voar num 737 Max poderão mudar de avião de forma gratuita. Ryan Green afirmou à CNBC que “se eles [passageiros] não estiverem dispostos a voar numa aeronave 737 Max, seremos flexíveis com eles”.

Até ao momento, não existe uma data definida para o 737 Max voltar voar. No entanto, um funcionário da Administração Federal de Aviação disse esta semana que o avião deverá estar de volta em dezembro. Ali Bahrami, administrador associado da FAA para a segurança da aviação, disse na Alemanha que a FAA está sob muita pressão e que o avião voltará aos céus “quando acreditarmos que é seguro”.

A American Airlines cancelou os voos que dependiam do modelo 737 Max (cerca de 115 por dia) até 3 de setembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.