ANA fecha setembro com 33,6 milhões de passageiros

Até setembro, o tráfego de passageiros nos aeroportos nacionais cresceu 12,4%, para 33,6 milhões de passageiros. A Portela aproximou-se dos 17 milhões.

Cristina Bernardo

O tráfego de passageiros nos aeroportos nacionais registou um crescimento de cerca de 12,4% nos primeiros nove meses deste ano face ao período homólogo de 2015. De acordo com os dados recolhidos pelo Jornal Económico junto de diversos ‘sites’ europeus especializados no transporte aéreo, os maiores aeroportos nacionais, geridos pela ANA (Grupo Vinci) registaram um movimento de cerca de 33,6 milhões de passageiros no período entre janeiro e setembro deste ano, uma subida de 12,4% face aos cerca de 30 milhões de passageiros verificados nos primeiros nove meses do ano passado. Estes dados referem-se aos passageiros registados nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada, apenas não incluindo os aeroportos mais pequenos dos Açores (Santa Maria, Horta e Flores), do Porto Santo e de Beja, cujos volumes de tráfego são menos relevantes.

Nos maiores aeroportos geridos pela ANA, a tendência de crescimento do tráfego de passageiros no período em análise foi generalizada. O maior crescimento percentual ocorreu no aeroporto de Ponta Delgada, com uma subida de 21,2% no tráfego de passageiros, que se cifrou em quase 1,2 milhões de passageiros, mais 208 mil que nos primeiros nove meses do ano passado.

O maior crescimento de passageiros em volume ocorreu no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com um acréscimo de cerca de 1,4 milhões de passageiros em comparação com os dados verificados nos primeiros nove meses do ano passado, para um total de 16,8 milhões de passageiros. Em termos percentuais, a subida foi de 9, 2%. Este comportamento continua a criar pressão sobre os decisores políticos e sobre o gestor aeroportuária nacional no sentido de se encontrar uma solução alternativa à Portela. Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestuturas, já anunciou por várias vezes que a decisão final sobre esta matéria deverá ser conhecida no próximo ano, podendo o seu calendário ser fixado para o primeiro semestre de 2017, tendo em conta a pressão crescente que companhias aéreas como a TAP ou os principais operadores turísticos da capital estão a fazer no sentido de se tomar uma decisão rápida e definitiva sobre esta questão. Com este ritmo de crescimento do tráfego, o aeroporto da capital deverá encerrar o presente ano próximo dos 23 milhões de passageiros.

Mas a subida de passageiros nos primeiros nove meses deste ano estendeu-se também ao aeroporto Francisco Sá Carneiro: uma subida de 14,7%, para um total acima dos sete milhões de passageiros, um acréscimo em volume de mais de 900 mil passageiros face ao período homólogo. Em Faro, o aumento de passageiros foi de 17,6%, para cerca de 6,2 milhões de passageiros, um aumento de quase 280 mil passageiros. No aeroporto do Funchal ocorreu também uma variação positiva de 13,35% nos passageiros, que quase chegaram aos 2,3 milhões entre janeiro e outubro deste ano. Mais cerca de 270 mil passageiros que no período homólogo de 2015.

Recomendadas

EDP Renováveis vende Companhia Paranaense de Energia por 350 milhões de euros

A venda foi feita por um Enterprise Value (inclui dívida) estimado de 1,80 mil milhões de reais a 31 de dezembro de 2021 (o que equivale a 0,35 mil milhões de euros à taxa cambial de 5,16 euros/um real), e que será ajustado à data de conclusão.

Sindicatos desconvocam greve no Metro de Lisboa marcada para quarta-feira

No entanto, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações entregou um novo pré-aviso de paralisação para 25 de outubro.

Talent Protocol compra empresa canadiana ligada à blockchain

A escolha recaiu sobre a Agora Labs, fundada por um grupo de quatro adolescentes. Matthew Espinoza (agora com 20 anos) e Freeman Zhang (de 19 anos) juntam-se à equipa da startup portuguesa dos ‘tokens’ para profissionais talentosos.
Comentários