Ana Gomes: “A Europa podia ser muito mais do que o anão político que é”

Entrevistada pelo JE a propósito dos 20 anos da independência de Timor-Leste, Ana Gomes foi questionada sobre os desafios da Europa relativamente à guerra na Ucrânia, à possibilidade de António Costa ocupar um lugar de protagonismo na Comissão Europeia e o seu futuro político.

Relacionadas

Ana Gomes em entrevista ao JE: “Timor-Leste? Portugal é bom a fazer o mais difícil mas gosta de ‘morrer na praia'”

A celebração do 20º aniversário da independência de Timor-Leste é o mote para esta entrevista com Ana Gomes, chefe de missão e embaixadora em Jacarta entre 1999 e 2003. Que recordações daqueles anos decisivos e que desafios se colocam à jovem democracia? Noutras latitudes, o que esperar da União Europeia num contexto de guerra na Ucrânia? Não perca a entrevista de Ricardo Santos Ferreira, subdiretor do JE, e Inês Amado, jornalista do JE.
Recomendadas

Inês Sousa Real: “Combate às alterações climáticas não é inimigo da competitividade”. Veja a entrevista ao JE

Eleita porta-voz do PAN há um ano, Inês Sousa Real viu o seu partido perder metade dos votos nas últimas legislativas e é agora deputada única numa representação partidária que chegou a contar com quatro deputados. Que desafios se colocam ao partido num contexto de maioria absoluta do PS? Veja a entrevista conduzida por Ricardo Santos Ferreira, subdiretor do JE.

Transição energética: conheça os incentivos do Governo para atingir a neutralidade carbónica

Para cumprir o objetivo de neutralidade carbónica até 2050, o Governo lançou um conjunto de incentivos para que consumidores e empresas se juntem ao movimento. Saiba que incentivos são esses Regina Xavier, responsável pela área de Energia do ComparaJá.pt, explica que incentivos são esses neste vídeo em parceria com o Economize.

João Manso Neto: “Greenvolt pode ir para outros mercados europeus como Leste e sul da Europa”. Veja a entrevista ao JE

Presente em 13 países, a Greenvolt está a finalizar um aumento de capital no valor de 100 milhões de euros. Em entrevista exclusiva ao JE, João Manso Neto, CEO da Greenvolt, destaca que este aumento de capital irá permitir um crescimento mais rápido, manter solidez financeira e níveis de liquidez adequados. Nesta entrevista a André Cabrita-Mendes, subdiretor do JE, João Manso Neto define ainda os próximos mercados da Greenvolt e o futuro da energia na Europa.
Comentários