[weglot_switcher]

Ana Gomes sobre Luanda Leaks: “Banco de Portugal tem competência para demitir Teixeira dos Santos do EuroBic”

Ana Gomes defende a demissão de Teixeira dos Santos da presidência do banco. O EuroBic era detido em 42% por Isabel dos Santos, com o banco a anunciar que a empresária vai vender a sua posição devido às divulgações da investigação jornalística Luanda Leaks.
  • DR AFP/Getty Images
23 Janeiro 2020, 08h47

Ana Gomes exige a demissão de Fernando Teixeira dos Santos da presidência do EuroBic, banco que conta com Isabel dos Santos como acionista.

“O Banco de Portugal se quiser, tem competência para demitir Teixeira dos Santos, alguém tem de ter responsabilidade”, afirmou a antiga eurodeputada em entrevista à RTP na quarta-feira sobre o presidente do banco, ex-ministro das Finanças dos governos de José Sócrates.

“Não haver nunca nenhum responsável é o que leva o povo  dizer que isto é tudo uma pandilha, que estão todos feitos e infelizmente estão todos feitos”, declarou.

Este banco era detido em 42% por Isabel dos Santos, mas devido às revelações da investigação jornalística Luanda Leaks sobre os seus negócios, a empresária decidiu vender a sua posição no banco, anunciou a instituição na quarta-feira.

Segundo o EuroBic, a saída da empresária é “definitiva e irá concretizar-se o mais rapidamente possível”. A venda da sua participação acontece porque é preciso “salvaguardar a confiança na instituição”. O Banco de Portugal já foi informado desta decisão.

Ao mesmo tempo, o banco anunciou que “os administradores não executivos que exercem funções na estrutura de Isabel dos Santos apresentaram a renúncia aos seus cargos no EuroBic com efeitos imediatos”.

Na entrevista à RTP, Ana Gomes deixou várias críticas à “cumplicidade” entre os políticos em Portugal e certas personalidades de Angola, como Isabel dos Santos. “Tinham interesse nos negócios, houve cumplicidade”, afirmou,

“Lembra-se que há oito anos o ministro Miguel Relvas foi tentar vender esta RTP pública a Angola”, sublinhou.

“Desafio para fazer uma lista de todos os membros dos governos dos últimos anos, de qualquer partido, que estão hoje em empresas de Isabel dos Santos de alguma maneira, ou associados a ela, ou a outros elementos da cleptocracia angolana”, disse a antiga eurodeputada socialista.

https://jornaleconomico.pt/noticias/isabel-dos-santos-sai-do-capital-do-eurobic-538702

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.