[weglot_switcher]

ANA investe 55 milhõs em segurança e despacho de bagagens no aeroporto do Porto

“É assim que o país avança. Mais atividade económica, que precisa de melhores infraestruturas aeroportuárias, mas melhores infraestruturas aeroportuárias também induzem mais atividade económica”, referiu o ministro do Planeamento e Infraestruturas.
18 Março 2017, 15h46

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou hoje na cerimónia de celebração dos prémios do Airports Council International (ACI) Europe atribuídos ao aeroporto Francisco Sá Carneiro que a ANA vai investir 55 milhões de euros no aeroporto de Porto.

O investimento serve para reforçar a segurança e fluidez no despacho de bagagens e iniciar em 2018 a construção de um caminho de serviço ‘Fox’ e de uma saída rápida alternativa de pista que permitirá aumentar a capacidade daquela infraestrutura aeroportuária “de 20 para 32 movimentos por hora”.

“Isto dá-nos todas as condições para que este aeroporto seja cada vez mais o grande aeroporto do noroeste peninsular e para que ele sirva o crescimento e a dinâmica da atividade económica não só da região, mas do país, porque nos próximos anos vamos ter que continuar a desenvolver muito a capacidade dos nossos aeroportos”, afirmou o governante, segundo a agência Lusa, divulgada pelos meios de comunicação.

Pedro Marques referiu que, “o turismo está a crescer muito, a atividade económica está a correr muito bem no final do ano passado e no início deste ano, e o número de ‘slots’ [faixas horárias] pedidas pelas companhias aéreas para o verão deste ano é outra vez muito grande”, salientando que Portugal tem que “continuar a aproveitar”, mas “também a induzir” apostando em “aeroportos de qualidade”.

O ministro toma como exemplo o aeroporto de Porto, recordando que tem registado “um aumento de capacidade de quase 300% ao longo dos últimos anos”, ultrapassando a marca dos nove milhões de passageiros em 2016 mas mantendo-se ao mesmo tempo e, consecutivamente “no top três europeu” em termos de qualidade de serviço.

O responsável fez questão de mencionar as obras que estão a terminar “no aeroporto de Faro, que ficará praticamente um novo aeroporto a partir deste verão”, e as “decisões que vão ser tomadas ao longo dos próximos anos de investimentos muito grandes a realizar na capacidade aeroportuária da região de Lisboa”.

“É assim que o país avança. Mais atividade económica, que precisa de melhores infraestruturas aeroportuárias, mas melhores infraestruturas aeroportuárias também induzem mais atividade económica. É um movimento circular positivo que temos que continuar a alimentar”, acrescenta.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, aproveitou a ocasião para atribuir a Medalha de Mérito de Grau Ouro ao diretor do aeroporto Sá Carneiro, mostrando-se “muito satisfeito” com os investimentos anunciados.

Rui Moreira recordou que “quando foi decidida a construção deste aeroporto houve muita gente, até aqui da nossa terra, que disse que isto era um disparate, que era grande demais, que não era preciso”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.