ANACOM aplicou coimas de 7,9 milhões em 2014

A ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) revelou hoje que em 2014 aplicou um total de 7,9 milhões de euros em coimas “na sequência de processos de contraordenação decididos durante o ano”. No último ano, autoridade decidiu 360 processos de contraordenação, “mais 24,1% do que os decididos no ano anterior”, frisa a ANACOM em nota hoje […]

A ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) revelou hoje que em 2014 aplicou um total de 7,9 milhões de euros em coimas “na sequência de processos de contraordenação decididos durante o ano”.

No último ano, autoridade decidiu 360 processos de contraordenação, “mais 24,1% do que os decididos no ano anterior”, frisa a ANACOM em nota hoje enviada à imprensa.

“Do total dos processos decididos contra os operadores de comunicações eletrónicas, 115 terminaram com a aplicação de coimas, em 113 foram aplicadas sanções acessórias ou determinada a perda de equipamentos a favor do Estado; em 26 processos foram aplicadas penas de admoestação, 26 processos foram integrados noutros e 80 terminaram com a absolvição dos arguidos”, diz ainda o regulador.

Entre os processos decididos em 2014 a ANACOM destaca os relativos à prestação de informações falsas e enganosas sobre a necessidade de aderir a serviços, à violação de deveres de informação e ao incumprimento de objetivos de desempenho aplicáveis ao serviço universal das comunicações eletrónicas, por exemplo.

“A violação de regras de portabilidade [processo que permite mudar de operador de telefone, mantendo o mesmo número], a falta de disponibilização do livro de reclamações, assim como a violação das obrigações aplicáveis aos serviços de audiotexto foram outros dos processos decididos em 2014”, refere também a entidade.

OJE/Lusa

Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta sexta-feira

Saiba quais os destaques das capas dos principais jornais nacionais.

PremiumEconomistas e empresários aplaudem redesenho das regras orçamentais em 2024

Economistas salientam mais transparência com redução da dívida à medida de cada Estado. Associações empresariais frisam oportunidade para ajustamentos mais longos para Estados que promovam crescimento e investimento público.

Jogos online. Portugueses apostaram 31 milhões de euros por dia em 2022

Os apostadores nacionais investiram 1.482,1 milhões de euros em apostas desportivas, enquanto os jogos de fortuna ou azar representaram um volume de 9.938,8 milhões de euros.