Anak Krakatau. Indonésia sobe nível de alerta para erupção de vulcão e desvia voos

Anak Krakatau, o vulcão indonês com o segundo mais alto nível de alerta, sofreu uma erupção que provocou o tsunami que deixou pelo menos 430 mortos há quatro dias. Com receio que a atividade volte a atingir um novo pico, as autoridades indonésias elevaram o nível de alerta.

Quatro dias depois do tragédia, a Indonésia em relação ao vulcão Anak Krakatau para o segundo mais alto da escala, temendo que uma erupção significativa pudesse voltar a provocar ondas gigantes, avança a ”Reuters”.

As autoridades também deram ordens para que os voos cuja rota passava perto fossem desviados, e estabeleceu um limite de cinco quilómetros à volta da ilha-vulcão.

O problema das ondas gigantes provocadas pela erupção deste vulcão – quando parte do material sólido do vulcão cai na água e leva uma grande massa a deslocar-se, provocando ondas de até cinco metros – é que não são detetadas pelos sistemas de alerta de tsunami. Estes funcionam medindo a atividade sísmica, e, por isso, só conseguem prever ondas provocadas por tremores de terra.

O Anak Krakatau tem estado com alguma atividade desde julho, mas há quatro dias registou um pico, com erupções e lava e terra, provocando ainda nuvens de cinza até 3.000 metros de altura.

“Desde 23 de dezembro, a atividade não parou. Antecipamos que ainda aumente mais”, disse Antonius Ratdomopurbo, da agência geológica da Indonésia.

Relacionadas

Autoridades indonésias estimam em mais de 22 mil o número de desalojados

Pelo menos 22 mil pessoas ficaram desalojadas na sequência do tsunami que no sábado atingiu o estreito de Sunda, na Indonésia, e causou pelo menos 430 mortos, segundo os dados mais recentes das autoridades do país.

Indonésia mantém alerta de tsunami

Balanço da tragédia está agora nos 373 mortos e 128 desaparecidos. Autoridades locais consideram que novos episódios podem vir a ocorrer nas próximas horas.

Indonésia/Tsunami: Governo português sem conhecimento de vítimas até ao momento

O Governo português desconhece, para já, qualquer incidente com cidadãos portugueses na Indonésia, na sequência do tsunami de sábado, mas continuará a acompanhar a situação, disse este domingo à agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades.
Recomendadas

PremiumPutin une extremos na oposição ao Ocidente

As franjas mais extremas europeias convergem no apoio a Putin, unidas por um antiamericanismo reforçado, à esquerda, por uma orfandade do comunismo soviético e, à direita, pela admiração por um regime iliberal e autocrático.

Moçambique baixa receitas fiscais do gás ao fundo soberano para 40%

Moçambique deverá ser um dos maiores exportadores mundiais de gás a partir de 2024, beneficiando não só do aumento dos preços, no seguimento da invasão da Ucrânia pela Rússia, mas também pela transição energética.

Eleições do Brasil: Lula da Silva vota em eleição que pode definir o seu regresso ao Governo

Além de Lula da Silva e Bolsonaro, disputam as presidenciais brasileiras os candidatos Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.
Comentários