[weglot_switcher]

Andy Haldane deixa cargo de economista-chefe do Banco de Inglaterra

O economista vai liderar a Royal Society for Arts, Manufactures and Commerce (RSA), que foi fundada em 1754.
  • Fachada do Banco de Inglaterra
13 Abril 2021, 18h10

O Banco de Inglaterra (BoE) anunciou, esta terça-feira, que o economista-chefe, Andy Haldane, vai deixar o banco central britânico, segundo a “Reuters”.

Em alternativa, Haldane vai dirigir a Royal Society for Arts, Manufactures and Commerce (RSA), que foi fundada em 1754 e “une pessoas e ideias para desenvolver soluções práticas para resolver os desafios do nosso tempo”.

De forma a justificar a mudança, Haldane referiu que compartilha da mesma vontade por desafios que vão da tecnologia à longevidade, da desigualdade ao meio ambiente. “Enfrentar estes novos desafios exigirá um novo pensamento, novas políticas e novas parcerias entre governos, indústrias e sociedade civil, trabalhando em parceria”, destacou.

Sobre a saída do economista-chefe, o governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, disse que Haldane foi “um pensador imaginativo e criativo na ampla gama de questões que a economia do Reino Unido enfrenta, além de ajudar a criar e impulsionar novas maneiras de o banco se envolver com o público”.

Haldane tinha-se juntado ao BoE em 1989 e tornou-se economista-chefe em 2014. O economista tem sido o membro mais otimista do Comité de Política Monetária do Banco de Inglaterra relativamente às perspetivas de uma forte recuperação económica da crise criada pela pandemia, e em fevereiro comparou a inflação a um “tigre” que poderia ser facilmente despertado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.