[weglot_switcher]

Aneurisma tratado com sucesso na Madeira

Um caso de aneurisma foi tratado com sucesso, no Serviço de Saúde da Madeira, no passado fim de semana.
  • SESARAM
15 Fevereiro 2017, 15h27

Segundo a secretaria regional madeirense da saúde, a intervenção em causa prolongou-se por cerca de 2 horas e “foi muito bem-sucedida”.

A diretora clínica do Serviço de Saúde da Madeira Regina Rodrigues realçou que a “resposta rápida e eficaz a esta emergência clínica envolveu várias especialidades (Emergência Médica Pré-hospitalar, Medicina Interna, Neurologia, Neurocirurgia, Imagiologia, Radiologia de Intervenção, Anestesiologia, Medicina Intensiva. enfermeiros e técnicos) com diferenciação em Neurovascular”.

Foi entretanto noticiado estar o SESARAM a ultimar um protocolo com o Hospital de Santo António para agilizar a colaboração na radiologia de intervenção, bem como a formação e treino.

Uma nota governamental refere que “pela dimensão populacional da Madeira, estimam-se entre 20 a 25 casos por ano de rotura de aneurisma cerebral, patologia que é muito grave, colocando em risco a vida do doente e deve ser tratada em tempo útil, até às 72 horas após o evento”.

Sabe-se que cerca de 60 a 65% dos doentes são tratados pelo serviço de Neurocirurgia do SESARAM com intervenção cirúrgica enquanto os restantes são tratados pela Neurorradiologia de Intervenção.

Segundo aquela secretaria regional, os neurorradiologistas do SESARAM “recorrem à colaboração de médicos diferenciados e com maior casuística nesta técnica, pelo que neste contexto, o SESARAM fez deslocar de imediato, o neurorradiologista de intervenção do Hospital de Santo António do Porto, Ângelo Carneiro, para conjuntamente com os neurorradiologistas do serviço regional procederem à embolização do aneurisma”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.