[weglot_switcher]

Angola e Nigéria no mapa do ensino superior

É mais um passo na internacionalização do ensino superior português: Uma comitiva de alto nível liderada pelo ministro Manuel Heitor inicia hoje em Luanda uma visita, que termina em Lagos, na próxima quinta-feira.
  • Manuel Heitor
30 Janeiro 2017, 07h45

Manuel Heitor inicia hoje na capital angolana uma visita a Angola, seguindo depois para a Nigéria, de onde regressará a Lisboa na próxima quinta-feira, dia 2 de fevereiro.

A importância da visita, que se insere no âmbito da internacionalização do ensino superior português, mede-se, desde logo, pelo nível da comitiva, que inclui o presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Paulo Ferrão, a presidente da Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica – Ciência Viva, Rosália Vargas, e o coordenador científico do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos, Nuno Ferrand.  No “staff” pontificam também o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Cunha, o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Nuno Mangas e o presidente do Instituto Politécnico de Bragança, João Sobrinho Teixeira.

Em Luanda, o dia inclui visitas ao Instituto Nacional de Investigação Pesqueira, ao Centro Nacional de Investigação Científica, ao Centro Tecnológico Nacional e ao Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação e termina com reuniões com o ministro do Ensino Superior angolano, Adão do Nascimento, e com a ministra da Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira.

Amanhã, Manuel Heitor e comitiva participam na 1ª edição do Fórum do Futuro dedicado ao impacto da ciência, tecnologia e inovação no crescimento e diversificação da economia e que se realiza no anfiteatro da sede do Banco Económico.

Na República Federal da Nigéria, no dia 1 de fevereiro, o MCTES visita o Instituto Federal de Investigação Industrial, a Universidade de Lagos e o Instituto Nigeriano para a Investigação Oceanográfica e Marinha.

No dia 2 de fevereiro Manuel Heitor reúne-se com o Ministro Federal da Ciência e Tecnologia da Nigéria, Ogbonnaya Onu, e com vários diretores-gerais de instituições na área da ciência, tecnologia, energia e engenharia.

O ministro termina a deslocação à Nigéria com uma visita à Agência Nacional de Investigação Espacial e Desenvolvimento e à Agência Nacional do Desenvolvimento em Biotecnologia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.