Ano Novo. Conheça as restrições à liberdade de circulação no dia da passagem de ano

Quaisquer celebrações de Ano Novo nas vias públicas estão fora de questão, segundo as medidas restritivas para o dia 31 de dezembro.

O ano de 2020 fica marcado pela pandemia da Covid-19, com os últimos meses a assumirem características ímpares devido às sucessivas medidas de restrição, períodos de confinamento e sucessivos estados de emergência. Por isso, em 2020 as comemorações do Ano Novo decorrerão de forma atípica, sobretudo no que respeita à liberdade de circulação.

No dia 31 de dezembro, em pleno estado de emergência com medidas especiais para as deslocações e limitações ao convívio social, a liberdade de circulação vai estar restrita a partir das 23h. Ou seja, o Governo determinou recolher obrigatório em todo o país às 23h do dia 31.

Deste modo, quaisquer celebrações de Ano Novo nas vias públicas estão fora de questão.  “Temos de cortar totalmente as celebrações de Ano Novo“, explicou o primeiro-ministro, António Costa, quando anunciou que a liberdade de circulação será restrita na noite da passagem de ano.

Nos dias 1, 2 e 3 de janeiro as restrições à circulação entram em vigor a partir das 13h. A relativa normalidade e levantamento de restrições no cruzamento de concelhos regressa só no dia 4 de janeiro de 2021.

A estas regras somam-se as limitações nos horários de funcionamento nos restaurantes, que vão ter de fechar às 22h30 no dia 31 de dezembro. Nos dias 1, 2 e 3 de janeiro o encerramento destes espaços fica estipulado às 13h, a não ser que o restaurante em causa faça entregas ao domicílio.

Nas horas em que a circulação é permitida, os ajuntamentos com mais de seis pessoas na via pública estão proibidos. Assim, as festas públicas ou abertas ao público estão proibidas e são desaconselhados ajuntamentos privados.

Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta terça-feira

“Salário mínimo vai perder poder de compra pela primeira vez desde 2013”; “Famílias com prazo-limite para tratar das partilhas de terrenos”; “Seleção procura lugar na final four antes do anúncio dos convocados para o Mundial”

Assinala-se esta segunda-feira o Dia Europeu do Ex-Fumador

O Dia Europeu do Ex-Fumador é celebrado a 26 de setembro, em todos os Estados-Membros da UE, com o objetivo de felicitar todos os que se tornaram ex-fumadores ou que deram os primeiros passos para deixar de fumar, bem como sensibilizar o público para questões de saúde.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários