[weglot_switcher]

Ano novo: liberdade de circulação restrita a partir das 23 horas no dia 31 de dezembro em Portugal continental

A proibição de circulação vai estar em vigor para todos os concelhos de Portugal continental. Já nos dias 1, 2 e 3 de janeiro, a circulação fica limitada a partir das 13 horas. O natal fica inalterado face às regras anunciadas a 5 de dezembro.
17 Dezembro 2020, 20h23

Ano novo, velhas restrições. O Governo anunciou uma mudança nas regras a vigorar na época festiva. No dia 31 de dezembro, a liberdade de circulação vai estar restrita a partir das 23 horas, anunciou hoje António Costa.

Apesar de o número de novos casos de Covid-19 estar a recuar, o número de mortes “continua a ser elevado”, daí a necessidade do Governo em aprovar restrições, justificou. “Não estamos no ponto em que desejávamos estar”, sublinhou.

“A liberdade de circulação será restrita a partir das 23 horas, e no feriado de dia 1 e no sábado e domingo, 2 e 3 de janeiro, a liberdade de circulação será restrita a partir das 13 horas,” afirmou o primeiro-ministro.

“As medidas vão ser aplicadas a todos os concelhos do pais. No período natalício vai haver muita circulação, entre concelhos, e onde os dados atuais serão desatualizados. Celebremos este novo ano cada um na sua casa com a sua família”, explicou António Costa.

“Relativamente aos horários de comércio não sofrem qualquer tipo de alteração face ao que estava previsto. O conjunto destas medidas tem permitido a redução significativa do número de novos casos por semana. Temos que manter este esforço”, avançou.

“Vamos ter que evitar na passagem de ano a multiplicação dos riscos que necessariamente o natal vai comportar. Queremos chegar ao natal de boa saúde e sobretudo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com condições para continuar a responder aos que estão doentes. Proteger o natal com o sacrifício da passagem do ano, e esse sacrifício é absolutamente fundamental para que o ano novo seja um ano de esperança, para vencermos a pandemia e recuperar a nossa liberdade”, afirmou hoje em videoconferência a partir do Palácio de São Bento.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.