Antecipação de reembolso ao FMI é “normal”, diz António Costa

O secretário-geral do PS considerou hoje “normal” a antecipação do reembolso ao Fundo Monetário Internacional (FMI) do empréstimo concedido no âmbito do acordo com a ‘troika’, sublinhando que esta “não altera a questão de fundo”. “Trata-se de uma operação normal, que vários países estão a adotar, aproveitando a redução das taxas de juro do Banco […]

O secretário-geral do PS considerou hoje “normal” a antecipação do reembolso ao Fundo Monetário Internacional (FMI) do empréstimo concedido no âmbito do acordo com a ‘troika’, sublinhando que esta “não altera a questão de fundo”.

“Trata-se de uma operação normal, que vários países estão a adotar, aproveitando a redução das taxas de juro do Banco Central Europeu, mas que não altera a questão de fundo com que estamos confrontados, que é o facto de a política económica que tem vido a ser seguida não estar a produzir resultados”, afirmou António Costa em Lisboa, à entrada da Assembleia Municipal da cidade.

Fonte do ministério da Finanças confirmou hoje à Lusa que o Governo português já enviou aos credores internacionais o plano de reembolso antecipado ao FMI, segundo o qual prevê devolver 14 mil milhões de euros ao longo de dois anos e meio.

OJE/Lusa

Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta sexta-feira

Saiba quais os destaques das capas dos principais jornais nacionais.

PremiumEconomistas e empresários aplaudem redesenho das regras orçamentais em 2024

Economistas salientam mais transparência com redução da dívida à medida de cada Estado. Associações empresariais frisam oportunidade para ajustamentos mais longos para Estados que promovam crescimento e investimento público.

Jogos online. Portugueses apostaram 31 milhões de euros por dia em 2022

Os apostadores nacionais investiram 1.482,1 milhões de euros em apostas desportivas, enquanto os jogos de fortuna ou azar representaram um volume de 9.938,8 milhões de euros.