[weglot_switcher]

Antivacinas Novak Djokovic força participação no Open da Austrália e obriga a intervenção do Governo

O número um do ranking ATP não revela se está ou não vacinado contra a covid-19 e a poucos dias do primeiro Grand Slam de 2022, lançou um país numa disputa entre o Governo central e as autoridades regionais de Victoria.
  • Novak Djokovic (29,2 milhões de euros)
5 Janeiro 2022, 12h05

O Open da Austrália, que se irá disputar entre 17 e 30 de janeiro, poderá não contar com a presença do tenista sérvio Novak Djokovic, apesar do número 1 do ranking ATP já ter garantido nas redes sociais que irá disputar o primeiro grande torneio de ténis de 2022.

Em causa está a dúvida em torno da condição vacinal de Novak Djokovic relativamente à covid-19, conhecida que é a sua postura anti-vacinas.

Se esta terça-feira a notícia passava pelo facto do tenista sérvio ter obtido uma isenção médica para participar no Grand Slam, algo que foi confirmado pela Federação Australiana de Ténis, o Governo australiano tratou de “empatar o jogo” e anular a vantagem de Novak Djokovic.

Esta quarta-feira, a ministra australiana do Interior, Karen Andrews, referiu, em declarações reproduzidas no jornal “Marca”, que Novak Djokovic terá que justificar porque razão não pode ser vacinado contra a covid-19.

“Apesar do Governo (regional) de Victória e da Federação Australiana de Ténis poderem permitir que um jogador não vacinado compita no Open da Austrália, é o Governo do país que terá de fazer os nossos requisitos na fronteira australiana”, referiu a governante em comunicado.

Explica esta ministra australiana que qualquer pessoa que queira entrar no país “deve cumprir os requisitos fronteiriços restritos”, fazendo alusão à regra do país que determina que todos os indivíduos que não tenham o plano vacinal da covid-19 deverão demonstrar perante as autoridades que não podem receber este fármaco por razões médicas para evitar, desta forma, as quarentenas de 14 dias.

Antes desta posição, o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, realçaram que todos os tenistas e membros da organização do Open da Austrália terão que apresentar o plano vacinal completo para a covid-19.

A decisão do Governo regional de Victoria e da Federação Australiana de Ténis em atribuir uma isenção médica da Novak Djokovic está a ser muito mal recebida pelos habitantes de Melbourne tendo em conta que esta é a cidade da Austrália que acumula mais dias de medidas restritivas durante a pandemia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.