António Costa acusou negativo no teste ao novo coronavírus

Primeiro-ministro foi testado esta quinta-feira mas o resultado foi negativo.

Yves Herman/EPA via Lusa/POOL

O primeiro-ministro António Costa acusou negativo no teste ao novo coronavírus, de acordo com informação avançada pela RTP.

O governante encontra-se em isolamento profilático depois de ter estado em contacto ontem com o presidente francês, que testou positivo para a Covid-19. “Em virtude da confirmação do teste positivo do Presidente francês Emmanuel Macron, com quem esteve ontem no Palácio do Eliseu, o primeiro-ministro encontra-se em isolamento profilático preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde”, pode-se ler no comunicado divulgado pelo Palácio de São Bento.

Pelo menos cinco líderes da União Europeia entraram em quarentena por terem estado nos últimos dias com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que hoje se confirmou estar infetado com covid-19.

Os chefes dos governos português, António Costa, belga, Alexander de Croo, espanhol, Pedro Sánchez, e luxemburguês, Xavier Bettel, bem como o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, isolaram-se voluntariamente, por precaução.

Todos estiveram juntos no Conselho Europeu de 10 e 11 deste mês, em Bruxelas, sendo que António Costa voltou a estar com Macron na quarta-feira enquanto Sánchez e De Croo estiveram com o Presidente francês na segunda-feira.

Com resultados negativos ao teste do novo coronavírus estão a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Já esta tarde, o chefe do Governo espanhol apresentou também um resultado negativo ao novo coronavírus, mas irá permanecer em isolamento até pelo menos 24 deste mês, apesar de não apresentar quaisquer sintomas de doença.

 

 

Relacionadas

António Costa sem sintomas, mas em isolamento profilático depois de contacto com Macron

O primeiro-ministro já cancelou a viagem a África programada para o fim de semana, depois do contacto com o presidente francês, que testou positivo para a Covid-19. António Costa já realizou um teste esta manhã e aguarda agora pelos resultados.

Presidente do Conselho Europeu em isolamento após ter estado em Paris com Macron

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai ficar em isolamento profilático após ter estado, na passada segunda-feira, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que testou hoje positivo para a covid-19, informou o porta-voz do responsável belga.

Presidente francês testa positivo para a Covid-19

Emmanuel Macron esteve ontem reunido com o primeiro-ministro António Costa em Paris.
Recomendadas

JMJ Lisboa será um “mega fenómeno”, diz secretário-geral da Segurança Interna

O secretário-geral do SSI sublinhou que “ainda é cedo para uma estimativa” sobre o número de pessoas que vão estar presentes no país, mas “a experiência aponta para ser um mega fenómeno e mega evento com uma grande circulação de pessoas”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Natal. 87% dos portugueses vão decorar as casas e só 27% querem reduzir na eletricidade

São 54% os portugueses que não pensam gastar dinheiro em novas decorações (19% prevê gastar até 25 euros e 16% prevê gastar entre 25 e 50 euros), de acordo com os dados revelados por um estudo da Klarna.
Comentários