António Costa diz que escolas públicas e privadas não são comparáveis

Primeiro-ministro disse que é mais importante saber que escolas permitem a qualquer criança progredir do que em que escolas estão os melhores alunos.

Rafael Marchante/Reuters

O primeiro-ministro alertou hoje, numa visita às obras de ampliação da Escola EB 2,3 da Venda do Pinheiro, no concelho de Mafra, que não se podem comparar escolas públicas e privadas nos rankings dos estabelecimentos de ensino que foram hoje divulgados.

“Não se pode comparar uma coisa com a outra. Se fizer um inquérito de rua, tem mais pessoas saudáveis do que dentro de um hospital, pela simples razão de que, dentro do hospital há mais pessoas doentes”, afirmou aos jornalistas António Costa, para explicar que o que o que é comparável nos rankings são “os níveis de qualificação de cada um dos alunos”.

“Sabermos em que escolas se concentram os melhores alunos não é o essencial, o essencial é saber quais são as escolas que permitem a qualquer criança progredir mais relativamente à bagagem que trazia de casa”, esclareceu, adiantando que a missão da escola pública é “vencer a desigualdade”.

“Qualquer criança que nasça em Portugal, seja em que família for, seja em que condições socioeconómicas forem, seja em que ponto do país for, tem de dispor das mesmas igualdades de oportunidades”, disse.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que acompanhava o primeiro-ministro, não se mostrou “fã deste tipo de rankings”, justificando que “comparam escolas em meios socioeconómicos muito favorecidos com escolas em meios socioeconómicos não tão favorecidos”, o que, “acaba por transformar estas seriações cruas num instrumento que não tem riqueza de outros que têm outros indicadores e que valorizam os projetos pedagógicos das escolas”.

Relacionadas

Escolas públicas no topo do ‘ranking do sucesso’

Novo indicador do Ministério da Educação permite saber quais são as escolas onde a maioria dos alunos não chumba e tem positiva nos exames.

Primeiros 33 lugares do ranking das escolas secundárias são ocupados por estabelecimentos privados

A melhor classificação em exame foi novamente obtida pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário. Entre as escolas públicas, o melhor desempenho foi alcançado pela Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre.
Recomendadas

Crise/inflação: Costa recusa razões para alarmismo sobre panorama dos créditos à habitação

António Costa procurou assegurar que o seu Governo está “atento” face ao impacto da subida dos juros nas prestações a pagar pelas famílias com créditos à habitação.

Costa espera privatização da TAP em 12 meses. Admite que Estado possa perder dinheiro

O primeiro-ministro disse hoje esperar que a privatização da TAP ocorra nos próximos doze meses, afirmando que “só se fosse irresponsável” é que garantiria que o Estado não irá perder dinheiro na transação, mas “espera que não”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários