[weglot_switcher]

António Costa e Pedro Nuno Santos reunidos em São Bento (com áudio)

O ministro das Infraestruturas e o primeiro ministro já estão em São Bento para discutir a revogação do despacho sobre a solução aeroportuária para a região de Lisboa.
30 Junho 2022, 14h10

António Costa e Pedro Nuno Santos já se encontram reunidos em São Bento, para discutirem a polémica em torno da revogação do despacho sobre a solução aeroportuária para a região de Lisboa, que o ministro das Infraestruturas e da Habitação apresentou na quarta-feira.

Segundo, a “RTP3”, Pedro Nuno Santos chegou à residência oficial do primeiro ministro perto das 14h30. Pouco depois das 15h00, o primeiro ministro entrou na sua residência oficial depois de ter viajado de Madrid, onde participou na cimeira da NATO que decorreu nos últimos dias.

António Costa determinou hoje a revogação do despacho publicado na quinta-feira sobre a solução aeroportuária para a região de Lisboa e reafirmou que quer uma negociação e consenso com a oposição sobre esta matéria.

“O primeiro-ministro determinou ao Ministério das Infraestruturas e da Habitação a revogação do despacho ontem [quarta-feira] publicado sobre o novo aeroporto da região de Lisboa”, lê-se num comunicado hoje divulgado pelo gabinete de António Costa.

No comunicado, o primeiro-ministro “reafirma que a solução tem de ser negociada e consensualizada com a oposição, em particular com o principal partido da oposição e, em circunstância alguma, sem a devida informação previa ao Presidente da República”.

“Compete ao primeiro-ministro garantir a unidade, credibilidade e colegialidade da ação governativa. O primeiro-ministro procederá, assim que seja possível, à audição do líder do PSD que iniciará funções este fim de semana para definir o procedimento adequado a uma decisão nacional, política , técnica , ambiental e economicamente sustentada”, acrescenta-se no comunicado.

De resto, ainda em Madrid, o primeiro ministro recusou fazer comentários sobre se Pedro Nuno Santos vai continuar no Governo. “Tenho uma regra de não comentar assuntos de politica nacional” no exterior. “Não falo sobre questões nacionais fora do país”, disse hoje António Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.