António Costa recebe hoje Mike Pompeo e Benjamin Netanyahu

O primeiro-ministro português, Antonio Costa, recebe hoje, em encontros separados, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Atef Safadi/Reuters

Mike Pompeo antecipou para quarta-feira uma visita de trabalho de dois dias a Lisboa, inicialmente prevista para sexta-feira.

Ainda durante a manhã de hoje, depois de ser recebido pelo primeiro-ministro António Costa, o secretário de Estado Mike Pompe reúne-se com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e com o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.

Neste encontro de trabalho serão discutidas as relações bilaterais, com destaque para a 42.ª Comissão Bilateral Permanente, que se realizará no próximo dia 17.

Serão igualmente abordados temas multilaterais e regionais, como a NATO e a situação na Venezuela.

Após a passagem por Portugal, o chefe da diplomacia norte-americana segue ainda hoje para Marrocos.

Inicialmente, a diplomacia norte-americana tinha anunciado, em 27 de novembro, que Mike Pompeo estaria em Lisboa na sexta-feira (dia 06 de dezembro), após passagem pelo Reino Unido e por Marrocos.

Pompeo e Netanyahu, que também chegou na quarta-feira a Lisboa, mantiveram ao fim da tarde desse dia um encontro em que o primeiro-ministro israelita elogiou as sanções dos Estados Unidos contra o Irão, e disse que a pressão financeira fez aumentar os protestos contra a influência de Teerão no Médio Oriente pedindo medidas mais duras.

Relacionadas

Pompeo e Netanyahu reúnem-se em Lisboa com jornalistas portugueses mantidos longe

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, reuniram-se esta quinta-feira em Lisboa, mas a imprensa portuguesa foi impedida de fotografar o encontro ou registar declarações, reservadas aos jornalistas das duas delegações.

PCP diz que Mike Pompeo e Benjamin Netanyahu “não são bem-vindos” em Portugal

Os comunistas defendem que a presença do secretário de Estado dos Estados Unidos e o primeiro-ministro de Israel é uma afronta aos princípios da Constituição Portuguesa e compromete o país com as “reiteradas violações do direito internacional” dos Estados Unidos e de Israel.

Netanyahu falou com Trump antes de se reunir com chefe da diplomacia dos EUA em Lisboa

Netanyahu esclarece que a conversa que teve com Trump se vai agora estender para a discussão com o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-americano, Mike Pompeo. “A continuação desta discussão com Pompeo vai focar-se no Irão e depois sobre outros dois assuntos”, garantiu.

Primeiro-ministro israelita visita Lisboa para se reunir com chefe da diplomacia dos EUA

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, inicia hoje uma visita de dois dias a Lisboa, onde vai ter encontros com o seu homólogo português, António Costa, e com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

Israel: Oposição acusa Netanyahu de manter o país refém

O país aproxima-se de mais um ato eleitoral, terceiro desde abril, uma vez que o Knesset não consegue uma maioria para formar um governo. Acusado de corrupção, Netanyahu só tem uma saída: vencer e, desse modo, manter a imunidade.
Recomendadas

Eleições do Brasil: Lula recupera e segue na frente com 70% dos votos contados

A segunda volta parece cada vez mais forte numa altura em que os dois candidatos estão taco a taco nos 45%, mas com Lula da Silva, do PT, a tomar a dianteira.

Eleições do Brasil: Bolsonaro mantém-se na liderança com 50% dos votos contados

A segunda volta é cada vez mais certeira, quando a contagem dos votos prossegue e a distância entre os dois principais candidatos à Presidência do Brasil diminui.

Eleições do Brasil: Primeiros números oficiais dão liderança a Bolsonaro sem maioria absoluta

Às 21h30, pouco mais de 1% dos votos válidos estavam contados. Em Lisboa, as urnas fecharam pelas 20:00, após o encerramento ser prolongado devido à forte afluência.
Comentários