[weglot_switcher]

António Guterres aclamado como secretário-geral das Nações Unidas

A assembleia-geral da ONU ratificou a escolha feita pelo Conselho de Segurança no dia 5 de outubro. António Guterres foi aclamado como novo secretário-geral das Nações Unidas.
13 Outubro 2016, 16h09

A partir de dia 1 de janeiro próximo ano, António Guterres assume a liderança da Organização das Nações Unidas (ONU), conforme foi confirmado pela Assembleia Geral, esta tarde, em Nova Iorque. O anterior primeiro-ministro português vai assumir um mandato de cinco anos, até 31 de dezembro de 2021.

“É uma excelente escolha para estar à frente desta organização para fazer face às incertezas do mundo atual”, destacou Ban Ki-moon no seu discurso.

A propósito do trabalho desenvolvido por António Guterres, o ainda dirigente da organização considerou que o ex-primeiro-ministro português é “conhecido por todos” na ONU e respeitado pela função que teve durante uma década enquanto Alto-Comissário para as Nações Unidas. “É talvez mais conhecido onde contou mais, na linha da frente do conflito armado e do sofrimento humanitário”, acrescentou.

A cerimónia, na sede da Organização das Nações Unidas, teve início com um com um minuto de silêncio em memória do rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, que faleceu hoje aos 88 anos por doença prolongada, pondo fim a um reinado de 70 anos, em que personificou a unidade do país. Depois da homenagem, seguiu-se a declaração do presidente do Conselho de Segurança, o embaixador russo Vitaly Churkin, que elogiou todos os candidatos ao cargo e reiterou o “apoio incondicional” a Guterres.

No encontro desta quinta-feira, o executivo português está representado por Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.