[weglot_switcher]

Anunciada a primeira fotografia digital com 3200 megapixeis

Estes sensores farão parte da maior câmara digital do mundo, que será instalada num observatório no Chile.
  • Jacqueline Orrell/SLAC National Accelerator Laboratory
9 Setembro 2020, 18h11

Um equipa de cientistas da universidade de Stanford tiraram as primeiras fotografias com a impressionante resolução de 3200 megapíxeis. De acordo com um artigo publicado no blog do SLAC National Accelerator Laboratory, os sensores que foram utilizados farão parte da maior máquina fotográfica digital do mundo.

A câmara será instalada no telescópio Legacy Survey of Space and Time (LSST) no Chile, que servirá para estudar energia escura (dark energy), matéria escura (dark matter) e, segundo a universidade, “criar o maior filme astronómico de todos os tempos”.

As fotografias são tão grandes, que seriam necessários 378 ecrãs 4K para mostrá-las em tamanho real.

Estes sensores são poderosos os suficiente para captar objectos que outras câmaras não conseguem ver. Por exemplo, este sistema consegue captar a imagem de uma bola de golfe a mais de 20 Km e os sensores conseguem ver objectos 100 milhões de vezes mais ténues que o olho humano é capaz de ver.

Estas fotos são possíveis através da utilização de 189 sensores CCD (Charge Coupled Device), cada um com 16 megapíxeis. Os CCD são agrupados em unidades denominadas “rafts” que compõem o plano focal da câmara. Estão presentes 21 “rafts”, mais quatro “rafts” especializadas que não são utilizadas para a captação de imagem.

Ao todo, o plano focal contém 3,2 mil milhões de píxeis. Cada “raft” custou cerca de três milhões de dólares e a estrutura demorou mais de seis meses a construir e instalar.

Depois deste teste bem-sucedido, espera-se que a câmara esteja operacional no observatório em meados do ano que vem.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.