Apax e Bain Capital entram na corrida à PT Portugal

A Apax Partners LLP em conjunto com Bain Capital, na qualidade de assessores de investimento de Apax VIII fund e Bain Capital Fundsacabam de fazer uma proposta para a compra de ativos da PT Portugal SGPS. Segundo comunicado da brasileira Oi, em comunicado ao supervisor, a oferta foi lançada com base numa “avaliação da empresa […]

A Apax Partners LLP em conjunto com Bain Capital, na qualidade de assessores de investimento de Apax VIII fund e Bain Capital Fundsacabam de fazer uma proposta para a compra de ativos da PT Portugal SGPS.

Segundo comunicado da brasileira Oi, em comunicado ao supervisor, a oferta foi lançada com base numa “avaliação da empresa (enterprise value) em 7,075 mil milhões de euros, excluindo caixa e dívida”. O valor é superior em 50 milhões de euros ao da proposta da Altice.

O enterprise value da proposta considera um earn-out (pagamento diferido) de 400 milhões de euros sujeito a geração futura de receitas, além de um earn-out de 400 milhões de euros sujeito a geração de EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações). “O preço final estará sujeito a ajustes comuns em operações de compra e venda de empresas”, refere a Oi.

Não fazem parte do objeto da proposta os investimentos da PT Portugal na África, o endividamento da PT Portugal e os investimentos na Rio Forte Investments (os quais são objeto da permuta com a Portugal Telecom SGPS, sujeita à aprovação pela Comissão de Valores Mobiliários brasileira).

A proposta final está sujeita à aprovação final pelo comitê de investimentos da Apax (Apax Investment Committee) e da Bain Capital (Bain Capital Investment Committee), bem como de conclusão pela Apax e a Bain Capital de “alguns pontos de diligência legal”, pode ler-se no comunicado.

“A proposta já foi enviada ao Conselho de Administração da Oi, que analisará e decidirá sobre os seus termos”, diz a empresa.

Realce-se que a proposta de Isabel dos Santos é sobre a PT SGPS, detida pela brasileira Oi.

Vítor Norinha e Carlos Caldeira

Recomendadas

EDP procura startups mais inovadoras na área da energia

Elétrica lança a 7ª edição do Free Electrons em busca de startups inovadoras. Candidaturas decorrem até 28 de janeiro.

Mitos que bloqueiam progressão feminina e dificultam diversidade de género nas empresas

Relatório da Mazars e Gender Balance Observatory desmistifica mitos em contexto laboral, entre os quais a falta de ambição e a aversão ao risco entre as mulheres, a questão da maternidade ou das quotas e a meritocracia.

Mercado automóvel cresce 1,8% entre janeiro e novembro, mas muito longe dos números pré-pandemia

Dados da ACAP revelam que em termos globais, o mercado automóvel regista um crescimento de 1,8% entre janeiro a novembro de 2022, face a igual período do ano anterior. De referir que 11,1% dos veículos ligeiros de passageiros novos são elétricos (BEV).